Sede da PGJ é ampliada com a inauguração do segundo piso do anexo I
Com 813 metros quadrados de área construída e investimento de R$ 1,2 mi, o Anexo I da Procuradoria-Geral de Justiça passa a contar, a partir de agora, com o segundo piso, local que reunirá todos os órgãos ligados às investigações do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Em solenidade simples e rápida, na presença de poucos integrantes, a Procuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, realizou na manhã desta sexta-feira, 18, a entrega das novas instalações.
O segundo pavimento abrigará o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Criminal (Caopac), o Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária (NAESF), o Núcleo de Apoio aos Acordos de Não Persecução Penal (NUANPP), além de sala de reuniões, sala para equipamentos de informática, banheiros, tendo sido, ainda, todas as paredes dotadas de revestimento com isolamento acústico.
Durante o evento, a Procuradora-Geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, ressaltou que além de concretizar as diretrizes do Planejamento Estratégico quanto à estruturação das unidades do Ministério Público, a transferência de departamentos e órgãos internos otimiza os espaços do prédio principal e viabiliza melhores condições de trabalho para membros e servidores e que, por esse motivo, a construção foi priorizada.
O 2° piso do Anexo I recebeu mobiliário e condicionadores de ar novos, investimento no valor de R$ 501 mil.
Ainda durante o evento, Maria Cotinha anunciou que estão em fase final as tratativas para que o Ministério Público receba a doação de dois outros lotes, destinados à edificação das Promotorias de Justiça da Capital e da Escola Superior do Ministério Publico, localizados ao lado da sede da PGJ , no antigo prédio do Banco do Brasil, e outro ao lado do anexo I.
Na oportunidade, a PGJ prestou solidariedade e apoio ao promotor de Justiça de Araguaína Pedro Jainer Passos Clarindo, em razão da dificuldade pelas quais ele tem passado em exercer o trabalho na vara do júri da comarca de Araguaína. “De fato, é muito difícil fazer uso da palavra utilizando-se de máscara de proteção. Reputo impossível exercer a missão institucional no plenário do júri quando se fala por mais de uma hora, usando o equipamento”, disse.
Presenças
Participaram da entrega das novas instalações, a procuradora de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira; o chefe de gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, Celsimar Custódio; os Assessores Especiais da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Alexandre de Siqueira e Cynthia Assis de Paula; a coordenadora do Gaeco, Maria Natal; a presidente em exercício da Associação Tocantinense do Ministério Público, Jacqueline Orofino; e os promotores de Justiça Caleb Melo, Fábio Lang e Tarso Rizo. (Denise Soares)