calendar_month
12/11/2020

Procurador de Justiça Marco Antonio é reconduzido ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público do Tocantins

O procurador de Justiça Marco Antonio Alves Bezerra foi reeleito nesta quinta-feira, 12, por unanimidade, ao cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO) no biênio 2021/2022. A eleição aconteceu via Sistema Athenas, durante a 139ª Sessão Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ).


Ainda durante a Sessão, o corregedor-geral Marco Antonio apresentou o relatório parcial da atuação da Corregedoria-Geral do Ministério Público no último biênio, com foco nas ações de 2020. Dentre os dados apresentados, o corregedor-geral destacou a realização de correições em 19 comarcas judiciais neste ano.


Marco Antonio enalteceu o uso da tecnologia no desenvolvimento das correições, cuja maioria, 90% delas, foi realizada virtualmente, por conta da pandemia. Segundo ele, essa dinâmica deverá permanecer, o que resultará em benefício econômico ao Ministério Público, devido à redução dos custos com deslocamento.


Também em 2020, foram instaurados 70 pedidos de providências Classe I e II, dos quais 14 ainda estão em andamento. Não foi instaurada sindicância nesse período.


O Corregedor-Geral reconduzido ao cargo agradeceu a confiança dos procuradores de Justiça e anunciou o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior como corregedor-geral substituto.


A posse para o mandato do Corregedor-Geral do MP no biênio 2020/2021 será realizada no dia 14 de dezembro. (Luiz Melchiades)