MPTO protocola documentação para credenciamento do CESAF/ESMP junto ao Conselho Estadual de Educação
A Procuradora-Geral de Justiça (PGJ), Maria Cotinha Bezerra, e a vice-diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (CESAF/ESMP), Cynthia Assis de Paula, protocolaram na manhã desta quarta-feira, 18, junto ao Conselho Estadual de Educação do Tocantins, os documentos necessários para obtenção do credenciamento do CESAF/ESMP que habilita o órgão a desempenhar atividades típicas de Escola de Governo.
Foram entregues ao presidente do Conselho, Robson Vila Nova Lopes, os atos constitutivos de regularidade e capacidade jurídica; o plano de desenvolvimento institucional, o projeto político-pedagógico; o regimento interno, a identificação dos integrantes do corpo dirigente e comprovação da experiência acadêmica e profissional de cada dirigente; comprovação de acessibilidade, além do projeto pedagógico de curso de pós-graduação lato sensu em Gestão e Governança.
A PGJ ainda apresentou o projeto arquitetônico das instalações provisórias da escola, tendo em vista que a futura escola ainda será construída em espaço próprio. Maria Cotinha explicou que a Escola Superior é um anseio antigo dos integrantes do MPTO e vai viabilizar a capacitação e o aperfeiçoamento de membros e servidores para melhor uma melhor atuação. “Hoje demos mais um passo rumo à consolidação da nossa escola que, em breve, estará apta a ofertar cursos presenciais e de pós-graduação lato sensu”.
O pedido de credenciamento aguarda a tramitação e a autorização e depende, ainda, de uma visita in loco da comissão técnica do Conselho Estadual de Educação. “Após este credenciamento, o MPTO poderá oferecer cursos de pós-graduação próprios. Já temos a aprovação do Colégio de Procuradores de Justiça para a oferta da pós-graduação de Gestão e Governança e a expectativa é que se concretize no segundo semestre de 2021”, disse Ana Paula Reigota Catini, diretora do CESAF/ESMP. (Denise Soares)