Reunião marca encerramento de correição nacional realizada no MPTO
O corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 26, reunião de trabalho para o encerramento da correição extraordinária realizada no Ministério Público do Tocantins. A reunião ocorreu em Palmas, com a participação de integrantes do MPTO e da equipe da Corregedoria Nacional.
Na ocasião, Rinaldo Reis informou que a correição, ocorrida entre segunda, 23, e quarta-feira, 25, contou com duas frentes. Na primeira, conferiu a regularidade e a dinâmica dos trabalhos dos órgãos de controle disciplinar do MPTO. Na segunda, verificou a execução dos trabalhos realizados pelas promotorias de Justiça que atuam no combate aos crimes violentos letais intencionais, na fiscalização do sistema prisional e no controle externo da atividade policial.
Ele informou também que a conclusão do trabalho correcional estará em um relatório, a ser elaborado. Porém, adiantou que algumas das indicações para a melhoria das atividades do MPTO serão relacionadas à conectividade entre sistemas de informação e ao acompanhamento do trâmite de inquéritos policiais e processos judiciais.
Rinaldo Reis também elogiou o Ministério Público do Tocantins, que, segundo suas palavras, se destaca por ser uma instituição, altiva, aguerrida e com um histórico marcado pela sua pujança e modernidade.
A procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, assegurou que a Administração Superior do MPTO estará atenta ao relatório que será elaborado pela Corregedoria Nacional, na intenção de implementar, integralmente e com agilidade, as sugestões e deliberações.
O corregedor-geral do MPTO, Marco Antônio Alves Bezerra, agradeceu a equipe da Corregedoria Nacional, avaliando que a inspeção realizada resultará em ganhos para a excelência dos trabalhos no Ministério Público do Tocantins. (Flávio Herculano)