calendar_month
10/12/2020

MPTO apresenta Lei Maria da Penha para alunos e professores da Escola Estadual Vale do Sol

O Núcleo Maria da Penha do Ministério Púbico do Tocantins (MPTO) realizou nesta quinta-feira, 10, uma palestra online sobre a Lei Maria da Penha para alunos e professores da Escola Estadual Vale do Sol. A palestra, proferida pela promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo, Jacqueline Orofino, delineou aspectos históricos e sociológicos do surgimento da Lei Maria da Penha e contextualizou situações em que ocorre a violação dos direitos da mulher.


A promotora indica que padrões sociais que tendem a considerar a atuação do homem mais valorosa do que a atuação da mulher, seja no contexto do trabalho, seja no contexto doméstico, perpetuam a noção equivocada de superioridade masculina e dão margem às formas de violência praticadas contra as mulheres.


Para Jacqueline Orofino, apesar de observar que atualmente muitas mulheres conquistam espaços nos postos de trabalho e se conscientizam dos seus direitos, ainda é muito grande o número de ameaças e violências registrado contra elas, o que justifica a importância de se conhecer e aplicar a Lei Maria da Penha.


“Destaco a importância de momentos como esse em que podemos falar sobre a Lei Maria da Penha, sobretudo nos espaços de educação, nas escolas, porque apenas por meio da educação, de multiplicadores da mensagem da Lei Maria da Penha, é que nós poderemos alterar essa realidade social que nos foi imposta até hoje. Somente por meio da educação poderemos tentar reverter esses papéis que durante o curso da história foram conferidos a homens e mulheres e que, sem dúvida, são uma das causas da violência doméstica e familiar contra a mulher”, enfatizou. (Luiz Melchiades)