calendar_month
11/12/2020

Promotores e procuradores de Justiça do MPTO prestigiam a posse da nova diretoria da ATMP

A nova Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), tomou posse nesta sexta-feira, 11, para um mandato de dois anos. A cerimônia, realizada virtualmente, foi prestigiada por promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO). O promotor de Justiça Pedro Evandro Rufato assumiu a presidência da Associação em substituição à promotora de Justiça Jacqueline Orofino.


Em seu discurso de posse, o novo presidente da ATMP Pedro Evandro Rufato sinalizou que sua gestão será pautada pelo diálogo e pela defesa das prerrogativas constitucionais dos membros do Ministério Público. “A relação dialogada, harmônica e consensual sempre deve ser a diretriz a ser seguida por qualquer agente público. Todavia, nunca deixaremos de zelar pela autonomia e pela independência da ATMP, que é fundamental para a defesa das nossas prerrogativas e garantia de uma atuação independente do Ministério Público”, ressaltou.


O procurador de Justiça e corregedor-geral do MPTO, Marco Antônio Bezerra, elogiou a atuação do promotor Pedro Evandro quanto trabalhou como assistente da Corregedoria e disse que suas qualidades serão importantes no desempenho da presidência da Associação. “Vocês encontrarão, na pessoa do promotor Pedro, muito equilíbrio, calma e reflexão, inclusive nos momentos agudos. Na Corregedoria, ele sempre trouxe uma ideia que coloca ordem nas coisas. É uma pessoa que está sempre antenada, sempre à frente, é pontual, assíduo e muito leal”, elogiou.


A procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, deu boas-vindas aos membros da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da ATMP. A PGJ reforçou a importância de uma gestão que mantenha as características da Associação, de uma entidade altiva, unida, combativa e articulada com os Poderes e as instituições.


“Confio na capacidade e nas boas intenções do novo presidente, o colega Pedro Evandro, que, enquanto promotor de Justiça, e mais recentemente como promotor-assessor da Corregedoria-Geral, se manteve sempre muito zeloso com os seus deveres. E confio nessa nova diretoria, que agrega associados muito aguerridos, representantes dos diversos concursos para membro e das várias gerações que formam o Ministério Público do Tocantins”, declarou.


A cerimônia de posse foi prestigiada pelo novo PGJ eleito e nomeado, Luciano Casaroti, que será empossado na próxima segunda-feira, 14, além de representantes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), do Ministério Público de Minas Gerais e de Pernambuco, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto), da Associação de Procuradores Municipais de Palmas (Apromp) e da Ordem dos Advogados do Brasil. (Luiz Melchiades)