calendar_month
14/12/2020

Sala multifuncional do Cesaf recebe o nome do promotor de Justiça José Kasuo Otsuka

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (Cesaf/ESMP) inaugurou oficialmente, na manhã desta segunda-feira, 14, o Espaço Pedagógico José Kasuo Otsuka, em homenagem ao promotor de Justiça, falecido no mês de agosto deste ano. A solenidade foi realizada, virtualmente, na presença de integrantes e dos familiares do promotor de Justiça.


A sala multifuncional, totalmente conectada a recursos de multimídia e com conexão wifi, tem  capacidade para 30 pessoas. É o primeiro espaço oficial do Cesaf-ESMP destinado às atividades de ensino, como oficinas, minicursos, aulas, reuniões de estudo, apresentação de textos, artigos e trabalhos de conclusão de curso. O espaço está localizado no terceiro piso.


Para a diretora do Cesaf, procuradora de Justiça Ana Paula Reigota Catini, a homenagem representa o legado e a contribuição deixados pelo doutor Kasuo, como era conhecido. “Imensa foi a sua contribuição no Cesaf, tanto no planejamento curricular dos cursos de iniciação à carreira do Ministério Público quanto ao auxílio à equipe nas mais diferentes atividades que exige esse rico universo da educação, no âmbito formativo e profissionalizante como é o Cesaf”.


A procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, enalteceu a atuação de José Kasuo e destacou que o ato foi uma das melhores formas de celebrar a sua memória. “A inauguração do espaço simboliza, ao mesmo tempo, o esforço no desenvolvimento de atividades ministeriais de melhor qualidade, e um ato em favor do aprendizado e da qualificação. Aqui estão unidas duas das suas paixões: O Ministério Público e o ensino. Paixões que ele vivenciou com muita entrega e fervor”, declarou.


Descerramento da placa


O descerramento  da placa inaugural foi realizado na quinta-feira, 10, e foi acompanhado pela viúva Vilma Otsuka, pelos filhos Lais Mitsue e Victor Kasuo e pelo genro Olavo Guerra.


Na ocasião, a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que trabalhou ao lado do doutor Kasuo quando ocupou os cargos de corregedora-geral, de procuradora-geral de Justiça e de coordenadora do Cesaf, destacou a importância da participação dele para a criação da escola superior. “Na criação da escola superior do Ministério Público, ele nos ajudou a fazer o projeto e levá-lo até os deputados. A Escola Superior do Ministério Público foi criada em razão dos conhecimentos e da atuação dele, então, esta homenagem que parece singela é indelével e muito merecida e justa”. (Denise Soares)