Cynthia Assis de Paula é eleita diretora do Cesaf/ESMP
O Colégio de Procuradores de Justiça (CSMP) realizou na manhã desta sexta-feira, 18, sessão extraordinária que elegeu, por unanimidade, a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula como nova diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/ESMP) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) para o biênio 2021/2022. Além de Cynthia, concorreu ao cargo o promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira.
Antes do processo eleitoral, cada concorrente pôde fazer sua defesa e, posteriormente, foi aberto o prazo de 15 minutos para que os membros do Colégio de Procuradores pudessem votar. O pleito ocorreu por meio do sistema Athenas.
A eleita disse ter recebido com alegria, honra e muita responsabilidade a confiança depositada. “Farei o meu melhor para o MP e o máximo para que nosso Cesaf possa se concretizar como escola de governo”.
Na ocasião, os procuradores de Justiça deram boas-vindas e desejaram êxito na condução da Instituição ao novo presidente do colegiado, Luciano Casaroti, que presidiu pela primeira vez a sessão do órgão superior.
Também teceram elogios os candidatos que colocaram o nome na disputa do centro de estudos e parabenizaram o procurador de Justiça José Demóstenes de Abreu pela designação ao cargo de subprocurador-geral de Justiça. “Agradeço ao doutor Demóstenes por ter comprado a nossa ideia de trabalho para o Ministério Público nos próximos dois anos”, enfatizou o PGJ.
O procurador de Justiça José Demóstenes de Abreu fez o uso da palavra para agradecer ao procurador-peral de Justiça, Luciano Casaroti, pela indicação do seu nome ao cargo de subprocurador-geral de Justiça e voltou a dizer que a escolha de um procurador de Justiça sinaliza a intenção do PGJ em manter a relação harmoniosa com o colegiado. “Minha intenção é contribuir com a instituição”, disse.
Também participou pela primeira vez na sessão do Colégio de Procuradores de Justiça o novo presidente da Associação Tocantinense do Ministério Púbico (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato.
Perfil da nova diretora
Cinthya Assis de Paula ingressou no Ministério Público do Tocantins em 2010. Atualmente, é titular da Promotoria de Justiça de Paraíso e vice-diretora do Cesaf/ESMP e atuou efetivamente nas Promotorias de Justiça de Goiatins, Arapoema, Pedro Afonso, Gurupi, Araguaçu, Filadélfia e Tocantinópolis. (Denise Soares)