MPTO quer a definição de modelo e critérios para a poda de árvores na área urbana de Palmas
Tendo como objetivo o estabelecimento de critérios para a poda de árvores na área urbana de Palmas, especialmente daquelas localizadas nas calçadas, próximas às fiações dos postes de energia, representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da empresa Energisa Tocantins reuniram-se na tarde de quinta-feira, 14.
Um dos assuntos tratados foi a assinatura de um termo de cooperação técnica, por parte da Prefeitura de Palmas e da Energisa Tocantins, no qual deverá ser definido um modelo adequado de poda e um cronograma para a realização desta atividade.
Também foi destaque na pauta da reunião a assinatura de um Termo de Compromisso, proposto pelo Ministério Público e que terá como partes a Energia e o município de Palmas. Neste documento, deverá constar, entre outras obrigações, a realização de campanhas de orientação sobre o plantio nas calçadas e passeios públicos, informando-se sobre as espécies adequadas de árvores e sobre a localização onde elas podem ser plantadas.
A reunião desta quinta-feira ocorreu entre a promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, da área de defesa da ordem urbanística em Palmas; a advogada da Energisa, Thiara Luana Riscado Góes; e dois engenheiros eletricistas da empresa, Bruno Gonçalves de Queiroz e Alberto Alves Cunha.
A preocupação da promotora de Justiça diz respeito a possíveis riscos de acidentes decorrentes da poda incorreta de árvores, em especial pela realização da poda da copa no formato “V”.
Para a definição de critérios para a poda das árvores, a 23ª Promotoria de Justiça da Capital já solicitou parecer ao Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO. O Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT) também será chamado a emitir parecer técnico sobre o assunto. (Flávio Herculano)
Notícias Relacionadas

Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras

MPTO participa de audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Ministério Público do Tocantins realiza audiência, em Palmas, para debater políticas públicas em prol dos animais

MPTO marca nova data para audiência pública que vai apresentar propostas de revitalização da avenida Tocantins

A pedido de moradores, Ministério Público promove audiência para discutir funcionamento de gatil na Quadra 110 Sul, em Palmas