Municípios do Sul do Tocantins devem comprovar ao MPTO medidas efetivas de enfrentamento à Covid-19
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou, na terça-feira, 19, requisição para que secretários de Saúde de cinco municípios da região Sul do Tocantins comprovem a adoção de medidas efetivas voltadas à fiscalização e ao enfrentamento da Covid-19.
As requisições foram encaminhadas pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes aos gestores dos cinco municípios da Comarca de Gurupi: Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré e Gurupi.
Foi requisitado que os gestores comprovem a adoção de medidas eficazes voltadas a evitar a aglomeração de pessoas; a fiscalização do uso de máscara de proteção em todos os locais públicos e privados de acesso ao público da cidade; e a fiscalização da disponibilização de álcool em gel com concentração de 70% nos estabelecimentos especificados na Lei Estadual nº 3.770/2021.
No que se refere aos serviços públicos de saúde, os secretários devem comprovar a manutenção de profissionais de saúde em número suficiente para atendimento durante a pandemia e de suprimentos, incluindo álcool em gel, medicamentos, luvas, óculos, aventais, máscaras N95 e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde, máscaras cirúrgicas para pacientes com suspeita e com diagnóstico de Covid-19, bem como de kits para a realização de exames para diagnosticar a doença.
O prazo para que os secretários municipais encaminhem as informações à 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi é de cinco dias, contados a partir do recebimento da requisição. (Flávio Herculano)
Notícias Relacionadas

Operação ‘Terra Proibida’, do MPTO e Ibama, aplica R$ 19,6 milhões em multas, apreende 23 máquinas e embarga atividades em 10 mil hectares

Ação conjunta do MPTO e Ibama em propriedades rurais da região sudeste do Tocantins flagra desmatamento ilegal

MPTO recomenda que Município fiscalize irregularidades na Estação Apinajé, em Palmas

Pulverização aérea preocupa membros do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Comissão Temática 1: de Fiscalização, Monitoramento e Rastreabilidade

Em 2023, Ministério Público e parceiros retiram de circulação mais de 16 toneladas de produtos impróprios para o consumo