calendar_month
22/07/2021

Em Ponte Alta, Ministério Público vistoria armazenamento de vacinas e execução da política de imunização

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do seu Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE), promoveu inspeção técnica no município de Ponte Alta do Tocantins, na última terça-feira, 20, para verificar o armazenamento de vacinas e a execução da política de imunização contra a Covid-19.  A inspeção ocorreu na Unidade Básica de Saúde Valmira Pereira Rego.


A visita técnica de inspeção foi solicitada pelo promotor de Justiça da comarca, Leonardo Valério Púlis Ateniense, que acompanhou o trabalho dos técnicos do CaoSAÚDE, juntamente com o secretário de saúde municipal, João Coelho de Sousa.


Durante a vistoria, os profissionais da Unidade Básica de Saúde do município relataram dificuldade com relação às pessoas que querem escolher a marca da vacina a ser aplicada, bem como à recusa de alguns integrantes dos povos Quilombolas em se vacinar. 


Na oportunidade, o Promotor de Justiça observou ainda que os profissionais de saúde sofrem ameaças de pessoas que chegam nas unidades de saúde exigindo um atendimento visando o benefício próprio, o que atrapalha a eficácia do atendimento.


“Em todo o estado, os trabalhadores da saúde têm lidado com ameaças de pessoas que exigem um atendimento diferenciado, o que tem dificultado o atendimento. Assim sendo, é importante esclarecer que a Instituição monitora as unidades de saúde com o intuito de cooperar com o trabalho dos profissionais e para construir uma agenda positiva”, disse Leonardo Valério Púlis Ateniense.


A partir das informações levantadas, será elaborado um relatório pelo CaoSAÚDE e encaminhado à Promotoria de Justiça de Ponte Alta do Tocantins.


Conforme a coordenadora do Centro de Apoio, promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, a intenção das inspeções que vêm sendo realizadas pelo MPTO em todo o Estado é acelerar a vacinação e assegurar que o processo ocorra dentro dos parâmetros determinados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.


Transparência na imunização 


Além do município de Ponte Alta do Tocantins, inspeções já foram realizadas  nas centrais de distribuição da vacina do Estado e de Palmas e nas cidades de Peixe, Gurupi, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins e Dueré e prosseguirão em municípios onde haja indícios de irregularidade ou baixos percentuais de aplicação das doses recebidas.


Ainda no que se refere à celeridade na distribuição de imunizantes contra a Covid-19, promotores de Justiça estão atuando de forma coordenada, orientados pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde, emitindo recomendações aos municípios para que adotem medidas preventivas a fim de evitar a aplicação de dose adicional da vacina contra Covid-19 em pacientes já imunizados.  

Próximas inspeções 


De acordo com o cronograma, as próximas inspeções  serão realizadas nos municípios de Paraíso, Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Lagoa do Tocantins, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Porto Alegre do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins,  Monte Santo, Pugmil, Almas, Pedro Afonso e Novo Acordo.