calendar_month
06/08/2021

MPTO participa de inauguração de espaços físicos destinados à capacitação de custodiados na Unidade Penal de Palmas

O Ministério Público do Tocantins, representado pelo promotor de Justiça André Ramos Varanda, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área criminal, prestigiou cerimônia realizada nesta quinta-feira, 5, pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, para inauguração do Espaço Multiuso e da Fábrica de Artefatos de Concreto na Unidade Penal de Palmas. 


Os espaços foram disponibilizados com o objetivo de oferecer capacitação e profissionalização às pessoas privadas de liberdade e, assim, fomentar o trabalho e gerar renda.  


Na ocasião, também foi realizada a formatura de 35 pessoas privadas de liberdade no Curso de Pedreiro, que integra o Programa Novo Tempo. Os formandos são custodiados das unidades Penais de Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Araguaçu, Taguatinga, Guaraí, Palmeirópolis, Cristalândia e Colmeia.  


O promotor de Justiça elogiou o projeto e pontuou que o evento marca a história do Estado do Tocantins pelo ineditismo e pelos amplos frutos que dele derivam. "O curso de formação cumpre uma das finalidades da pena, que é a ressocialização. E, futuramente, o projeto ainda atenderá à reversão do excedente produzido em valores que se converterão tanto em amparo financeiro às famílias dos reeducandos quanto na redução de custos com sua manutenção intra-cárcere", disse.


Na inauguração, estiveram presentes, ainda, o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis; o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa; e a equipe técnica do Sistema Penal do Tocantins.