calendar_month
12/08/2021

Promotoria de Justiça inspeciona Unidade Penal Feminina de Palmas

Como parte da retomada das inspeções presenciais nos estabelecimentos prisionais de Palmas, interrompidas em 2020 em razão da pandemia de Covid-19, o promotor de Justiça André Ramos Varanda esteve na Unidade Penal Feminina de Palmas (UPFM) nesta terça-feira, 10.


Entre outros pontos, foram verificadas as condições da estrutura física da unidade e a execução das iniciativas de ressocialização da população carcerária.


O membro do Ministério Público do Tocantins também apurou reclamação quanto a uma possível conduta irregular, referente à designação de agentes do sexo masculino para compor as equipes de plantão, tendo verificado a improcedência da reclamação. Conforme foi apurado, é escalado apenas um agente do sexo masculino para cada plantão na unidade penal, tendo ele a função exclusiva de atuar na segurança armada das instalações da UPFP, sem acesso direto à carceragem.


Acerca das instalações da unidade penal, foi verificada a realização de uma reforma que corrigiu antigas deficiências, relacionadas às fossas sépticas e às instalações hidráulicas. Também foi atendida necessidade referente a pintura e outros reparos.


Sobre a ressocialização, foi verificado o reinício do projeto de ressocialização pela leitura, a recente oferta de curso profissionalizante em manicure e pedicure, bem como a programação de um novo curso na área de empreendedorismo.

Central de Alvará de Soltura
Também nesta terça-feira, André Ramos Varanda participou da inauguração da Central de Alvará de Soltura (CAS), que em funcionamento na sede da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju). A Central permitirá o acesso on-line, 24 horas, aos processos dos custodiados no âmbito do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, proporcionando mais segurança jurídica e celeridade no cumprimento das ordens judiciais de soltura, dispensando o deslocamento de oficiais de justiça e agilizando a consulta sobre a existência de outros processos ou inquéritos.