Projeto da Ouvidoria do Ministério Público aproxima a comunidade da instituição
Uma maneira de apresentar, aos jovens e adolescentes, informações sobre as áreas de atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e divulgar a Ouvidoria como canal de acesso disponível ao cidadão. Assim surgiu o projeto “Apresentando a Ouvidoria do Ministério Público nas Escolas”, com o intuito de aproximar a comunidade da Instituição.
O Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado na região norte da capital, foi a primeira escola a receber a ação. Nesta edição inicial, a ouvidora do MPTO, procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela, ministrou três palestras, contemplando todas as séries do Ensino Médio do turno matutino.
Na conversa com os estudantes, a ouvidora discorreu sobre as atribuições do Ministério Público, as situações em que o cidadão pode acioná-lo, como o órgão ministerial está distribuído no Tocantins, sua composição e os serviços disponibilizados à comunidade, além de relatar experiências profissionais ao longo da sua carreira.
As palestras prosseguiram na unidade II do Colégio Militar em Palmas. Como sugestão da direção da escola, 25 alunos do curso técnico de fiscais receberam a capacitação e atuarão como multiplicadores do conteúdo apresentado aos demais colegas. Essa unidade escolar atende, atualmente, cerca de 1.100 alunos.
O Centro de Ensino Médio Tiradentes, localizado na região sul de Palmas, foi a próxima escola a ser beneficiada com o projeto, onde alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno assistiram à palestra ministrada pela ouvidora, contemplando todos os alunos presentes.
Os estudantes ouviram atentamente as apresentações e saíram conscientes das situações em que é possível procurar a Ouvidoria do MPTO. A estudante Natasha Lima, aluna do 1º ano do Ensino Médio, relatou que a partir de agora possui uma melhor compreensão do papel institucional. “A Ouvidoria é o local onde a gente pode falar sobre nossos interesses, tirar dúvidas e até relatar problemas, seja com o meio ambiente, questões escolares e até familiares”, disse.
Ao fim dos encontros, os estudantes receberam material gráfico com informações e dados de acesso à Ouvidoria.
Elaborado e desenvolvido pela Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins e sua assessoria técnica, o projeto alcançou diretamente cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores, nas três edições já realizadas.