Após medidas judiciais, Estado informa cumprimento de decisão em relação a acompanhantes de gestantes no Hospital Dona Regina
Em resposta encaminhada à Justiça, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o Hospital e Maternidade Dona Regina regularizou a liberação de acompanhantes de gestantes no pré-parto, parto e pós-parto imediato. A providência atende à requisição postulada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins.
A sentença foi proferida em setembro do ano passado, garantindo às grávidas o direito a acompanhantes em unidades de saúde da rede estadual, no entanto, o Estado não vinha cumprindo a decisão na integralidade, visto que havia relatos de falta de testes para acompanhantes da unidade de saúde.
Na semana passada, foi proferida decisão judicial, após embargos de declaração, determinando que o Estado apresentasse o “plano de retomada” e comprovasse o cumprimento da sentença.
Na sexta, 28, o Estado informou que vem cumprindo a decisão de liberar os acompanhantes, mas alegou que o consumo de testes aumentou consideravelmente, causando uma escassez momentânea de testagens, situação que foi regularizada no dia 26, com a chegada de mais materiais no estoque da rede estadual.
A atuação, por parte do Ministério Público, é acompanhada pela promotora de Justiça Araína Cesárea D'Alessandro, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital.
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense

MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro

MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos

MPTO apura irregularidade ambiental de imóveis situados em área da APA Ilha do Bananal/Cantão

MPTO instaura procedimento para acompanhar políticas públicas de gestão de resíduos sólidos no Tocantins