Irregularidades no concurso público de Nova Olinda levam MPTO a ajuizar ação para suspender o certame
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Araguaína, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de Nova Olinda e contra o Instituto de Desenvolvimento Sociocultural e Cidadania (IDESC) por inúmeras irregularidades no concurso público do quadro geral do Executivo realizado no ano passado.
Segundo a ACP, no dia de aplicação da prova, o IDESC, banca organizadora do concurso, não realizou fiscalização nem na entrada e nem no deslocamento dos candidatos até os sanitários, com utilização, por exemplo, de detectores de metais, além de não proceder à conferência dos documentos e identificação pessoal dos concorrentes.
Os candidatos apontaram, que não houve o lacre dos envelopes, procedimento que garante que ninguém teve acesso às questões da prova antes da abertura dos envelopes, pois quando chegaram nas salas, as provas e cartões respostas já estavam distribuídos sobre as carteiras.
O Ministério Público apurou, ainda, que, ainda durante a aplicação das provas, a foto do gabarito de um candidato já circulava em redes sociais.
Os concorrentes também relataram que, ao chegarem no local de provas, foram informados de que o local tinha sido alterado momentos antes do horário da aplicação do exame.
“Constataram-se inúmeras irregularidades e vícios insanáveis, passíveis de nulidade absoluta por flagrante desrespeito aos princípios constitucionais da administração pública”, declarou o promotor de Justiça Pedro Janier Clarindo, que assina a ação.
Diante do exposto, a Ação requer, em caráter liminar, a suspensão, imediata do certame, desde a aplicação das provas, bem como atos posteriores como divulgação de resultado, homologação e, em especial, nomeação e posse dos candidatos.
Notícias Relacionadas
Concurso para servidor: MPTO amplia categorias de isentos e inclui conhecimentos gerais sobre o Tocantins no conteúdo das provas
Ministério Público do Tocantins nomeia mais dois aprovados no concurso para Promotor de Justiça Substituto
Cinco aprovados no 10º Concurso para Promotor de Justiça Substituto são nomeados
MPTO divulga resultado final das provas oral e de tribuna e inicia última etapa do 10º Concurso para Promotor de Justiça
MPTO realiza neste final de semana provas oral e de tribuna do concurso para promotor de Justiça
Com nova posse, último concurso do MPTO somará 14 novos promotores de Justiça em atuação