Justiça acolhe pedidos do MPTO e DPE e determina que Estado regularize os serviços de cirurgia cardíaca
A Justiça atendeu aos pedidos postulados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e pela Defensoria Pública Estadual (DPE) e determinou, nesta terça-feira, 26, que o Estado atualize as informações sobre a regularização dos serviços de cirurgia cardíaca do Hospital Geral Público de Palmas (HGP). As informações devem ser apresentadas até o próximo dia 18 de maio, sob pena de adoção de medidas para forçar o cumprimento da decisão.
A decisão ainda determinou ao secretário de saúde Afonso Piva a obrigação de prestar informações atualizadas sobre a entrega dos balões intra-aórticos (dispositivo utilizado em cirurgia cardiovascular), de esclarecer se a unidade está devidamente equipada com condições técnicas para realizar os procedimentos, bem como de promover a atualização da lista de pacientes que aguardam cirurgia eletiva e consulta pré-operatória, dentre outras obrigações.
Além do HGP, o secretário Afonso Piva ainda deverá prestar informações sobre a realização de cirurgias cardíacas no Hospital Dom Orione, do município de Araguaína.
ACP
A Ação Civil Pública Coletiva foi ajuizada em setembro de 2020, pela promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, e pelo defensor público Arthur Pádua, com o objetivo de garantir a regularização dos serviços de cirurgia cardíaca de alta complexidade no HGP.
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense

MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro

MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos

MPTO apura irregularidade ambiental de imóveis situados em área da APA Ilha do Bananal/Cantão

MPTO instaura procedimento para acompanhar políticas públicas de gestão de resíduos sólidos no Tocantins