Prefeitura de Araguaçu cumpre termos de acordo assinado com o MPTO e promove adequações na destinação de resíduos sólidos
Em Araguaçu, na região Sul do Tocantins, a administração tem promovido adequações quanto à coleta e à destinação de resíduos sólidos, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Tocantins (MPTO). Enquanto planeja a instalação de um aterro sanitário, a gestão cercou o acesso ao atual lixão e promoveu soluções quanto à destinação de pneus, restos de podas de árvore, entulhos e resíduos da área da saúde.
Conforme relatório técnico apresentado à Promotoria Regional Ambiental do Araguaia, a gestão também teria regularizado a coleta do lixo, que passou a ocorrer de segunda a sexta-feira na área urbana e na terça-feira em dois distritos.
Em relação aos pneus, o município tem coletado o material semanalmente e entregado a uma empresa especializada em reciclagem. Uma empresa terceirizada está responsável pela coleta de restos de podas de árvores, entulhos de construções, resíduos metálicos, madeiras, móveis e aparelhos domésticos. Também foi terceirizada a coleta e a destinação de resíduos de saúde à empresa contratada por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.
A gestão também informou que promoveu a revisão do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, apoiada em um estudo de gravimetria realizado pelo MPTO, por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).
Em relação à instalação do aterro sanitário, o relatório entregue pela administração ao MPTO, assinado por uma profissional de engenharia ambiental, informa que já foram elaborados os projetos constitutivos do aterro e os estudos de viabilidade de sua implantação. A intenção inicial é instalá-lo na área do atual lixão.
Em reconhecimento aos avanços, a Promotoria Regional Ambiental do Araguaia solicitou à Justiça, a suspensão de uma ação civil pública que visa obrigar o município de Araguaçu a instalar aterro sanitário. (Flávio Herculano – Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
![Cristalândia - Painel de Monitoramento Cristalândia - Painel de Monitoramento](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/42dfe88afa140fb1f2dabe4ba9f80900-width-800.jpeg)
Ministério Público do Tocantins garante decisão judicial que determina regularização da gestão de resíduos sólidos no município de Cristalândia
![O prefeito, o promotor de Justiça e a secretaria municipal de Meio ambiente assinaram o TAC O prefeito, o promotor de Justiça e a secretaria municipal de Meio ambiente assinaram o TAC](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/c877d3dd972302337d3951b4223ce976-width-800.jpeg)
MPTO firma acordo para regularização da gestão de resíduos sólidos em Palmeirante
![. .](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/b712f1c2a105710ea0da3a132248bca8-width-800.png)
MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos
![Estudo gravimétrico consiste traçar o perfil dos resíduos ‘produzidos’, possibilitando uma gestão mais racional Estudo gravimétrico consiste traçar o perfil dos resíduos ‘produzidos’, possibilitando uma gestão mais racional](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/813d002627ae79d3740a7962edb945b6-width-800.jpeg)
Ministério Público orienta municípios sobre gerenciamento adequado dos resíduos sólidos
![A 2ª Promotoria de Justiça de Colinas recomendou que o prefeito de Colinas do Tocantins instaure, no prazo de 10 dias, licitação pública para regularizar a situação A 2ª Promotoria de Justiça de Colinas recomendou que o prefeito de Colinas do Tocantins instaure, no prazo de 10 dias, licitação pública para regularizar a situação](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/0f9dc6d2ec1ba8b8e1825419453af28f-width-800.jpeg)
MPTO expede recomendação ao Município de Colinas para que regularize o serviço de limpeza da cidade
![Imagem da área degradada, captada durante inspeção realizada pelo MPTO Imagem da área degradada, captada durante inspeção realizada pelo MPTO](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/e35beac11bc217301e8bfa98f6b3467c-width-800.jpeg)
MPTO requer judicialmente a interrupção imediata de extração de areia pelo Município de Araguatins