calendar_month
18/08/2022

MPTO assina Termo de Cooperação que busca fomentar inclusão de pessoa com deficiência

Termo de Cooperação Interinstitucional firmado entre Ministério Público do Tocantins (MPTO), Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e outras seis instituições do sistema judiciário, além dos poderes legislativo e executivo, busca promover a implementação de programas, projetos e ações interinstitucionais de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. O Termo visa, também, o  intercâmbio de experiências e informações entre os órgãos. 


A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do TJTO, nesta quinta-feira, 18, e ainda criou o Comitê de Trabalho  Interinstitucional Rede To Acessível, para planejar, executar e acompanhar as ações pactuadas pelos órgãos. 


Representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, o  subprocurador de Justiça, José Demóstenes de Abreu, enfatizou que esta é uma pauta  permanente do Ministério Público e destacou que não pode ser uma ação isolada ou pontual. O subprocurador destacou  que a troca de experiência entre as instituições  é necessária para assegurar  que  as pessoas com deficiência exerçam plenamente seus direitos.  “Não se pode pensar em um Estado sem a participação efetiva de todos os cidadãos,  isso inclui as pessoas com deficiência, sem discriminação ou preconceito”, disse.


Como exemplo, o vice-presidente do TJTO, Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, apontou as ações que o Tribunal vem desenvolvendo no Sistema de Processos Judiciais, o Eproc, inclusive modificando a forma como os processos são incluídos, garantindo que os deficientes visuais possam utilizá-los. “Para torná-lo realmente acessível, todas as instituições que trabalham nele precisam entender e capacitar seus servidores”, disse. 


Participantes
Além do MPTO e TJTO, assinaram o Termo, a  Defensoria Pública do Estado, o Tribunal Regional do Trabalho, a Justiça Federal, a Assembleia Legislativa, a Procuradoria -Geral do Estado, a Secretaria de Cidadania e Justiça e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. (Daianne Fernandes - Ascom/MPTO)