Instituições pactuam responsabilidades para viabilizar funcionamento do Núcleo Integrado ao Adolescente
O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e diversas autoridades dos Executivos municipal e estadual e do sistema de Justiça assinaram nesta quinta-feira, 18, no Tribunal de Justiça do Tocantins, o Termo de Cooperação Técnica que viabiliza, em Palmas, o funcionamento do Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente (NAI).
O NAI vai concentrar, em um só local, diversos serviços destinados ao atendimento de adolescentes envolvidos em atos infracionais. A implantação do Núcleo dá cumprimento ao artigo 88 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu inciso V, que prevê integração operacional de órgãos em um mesmo lugar, agilizando o atendimento inicial.
De acordo com o documento, cada órgão terá uma função específica no NAI, com um espaço exclusivo para prestar todos os serviços necessários que permitam um atendimento rápido, eficiente e que resguardem todos os direitos daqueles que cometem atos infracionais.
“A viabilização do NAI prova que, se as instituições estiverem unidas em torno de um bem comum, tudo é possível. Tenho certeza que o Núcleo vai render muitos frutos para a sociedade. Quero parabenizar todos os envolvidos neste importante ato. Nós, do Ministério Público, estaremos lá, contribuindo e trabalhando em prol da população tocantinense”, declarou Casaroti.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Rigo Guimarães, disse que o NAI vai assegurar ao adolescente um atendimento inicial digno, intersetorial, ágil e integrado – desde a abordagem policial até o encaminhamento para a execução de medidas socioeducativas.
“Será possível articular as ações entre as instituições, os órgãos e os setores que atuam no sistema estadual e municipal de atendimento ao adolescente. Sempre gosto de ressaltar que com muitas mãos podemos fazer mais pelas pessoas”, destacou João Rigo.
Estiveram presentes ainda na assinatura do Termo a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; a defensora pública-geral do Estado, Estelamaris Postal; o presidente da OAB, Gedeon Batista Pitaluga Junior; o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim; o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro de Castro Soares; o secretário-executivo de Estado da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito; o coronel da PM, Wesley Borges Costa; e a superintendente de Educação Básica do Estado, Markes Cristiana Oliveira dos Santos.
Notícias Relacionadas
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
A pedido do MPTO, Energisa é condenada a pagar R$ 50 mil por incêndio que afetou área equivalente a 260 campos de futebol em Crixás do Tocantins
MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro
MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos
MPTO apura irregularidade ambiental de imóveis situados em área da APA Ilha do Bananal/Cantão