MPTO realiza primeira edição do programa de resolução de conflitos e combate ao bullying
O primeiro círculo de construção de paz do “Programa Aliança de Paz nas Escolas - Construindo Comunidades Escolares Restaurativas”, que visa resolver conflitos e combate ao bullying no município de Gurupi, aconteceu nos dias 22 e 23, com estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa.
O programa, desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Secretaria de Educação de Gurupi, tem a finalidade de construir, entre estudantes e escola, uma relação de confiança, respeito e conexão. E com isso aumentar o índice de aprendizagem, reduzir as suspensões e melhorar o relacionamento com os familiares e comunidade.
A promotora de Justiça Ana Lúcia Bernardes, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Gurupi, atuante na área da Infância e Juventude, explica que o programa foi criado para complementar o atendimento aos jovens nas escolas da rede pública do município de Gurupi, a partir da resolução de conflitos.
“A iniciativa tem o objetivo de construir com os estudantes, profissionais da educação, pais e comunidade, um espaço para a troca de vivências e saberes, com o intuito de reduzir a intimidação sistemática (bullying) e assim garantir os direitos de crianças e adolescentes no ambiente escolar”, explica a promotora de Justiça.
O próximo “Círculo de Construção de Paz” acontecerá no dia 28, nas escolas municipais Lenival Correia Ferreira e Gilberto Rezende Rocha Filho, com estudantes de 5 e 6 anos. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense

MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro

MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos

MPTO apura irregularidade ambiental de imóveis situados em área da APA Ilha do Bananal/Cantão

MPTO instaura procedimento para acompanhar políticas públicas de gestão de resíduos sólidos no Tocantins