MPTO inicia tratativas para uso das urnas eletrônicas nas eleições para Conselho Tutelar no Tocantins este ano
O subprocurador-geral de Justiça, José Demóstenes de Abreu, e o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Ministério Público do Tocantins (MPTO), participaram nesta terça-feira, 17, de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, para tratar sobre a utilização das urnas eletrônicas nas eleições para os Conselhos Tutelares dos 139 municípios tocantinenses.
O Tocantins foi pioneiro, em 2019, ao realizar a eleição com as urnas eletrônicas em todas as cidades do Estado. De acordo com Sidney, com os equipamentos, o processo se torna mais seguro e idôneo.
“A escolha dos conselheiros é muito importante para a sociedade. Garantir que o processo eleitoral seja seguro e confiável é fundamental na garantia e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou o promotor.
Para viabilizar a eleição eletrônica, um Termo de Cooperação será assinado entre o MPTO, TRE e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Sidney disse que todo o processo foi iniciado em 2019, com reuniões entre a Procuradoria-Geral de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral.
Nesta terça, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto reafirmou que o TRE contribuirá, novamente, com a eleição dos conselheiros. “A eleição passada foi muito bem-sucedida e tenho certeza de que, neste ano, tudo transcorrerá de forma rápida e segura, por meio das urnas eletrônicas”, disse.
A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro.
Atribuições
Após a assinatura do termo, o MPTO, por meio do Caopije, vai fiscalizar todo o pleito e auxiliar nas articulações entre o TRE e o CEDCA. Já o TRE será o responsável por todo o processo eleitoral (fornecer as urnas, divulgar os nomes dos eleitores aptos a votar, distribuir os equipamentos, treinar os mesários, entre outras funções).
O CEDCA é quem vai entrar em contato com cada um dos 139 municípios para saber se as prefeituras têm interesse na votação eletrônica. Entre suas atribuições estão, também: encaminhar ao TRE a lista das pessoas que receberão o treinamento, encaminhar ao TRE a lista dos candidatos, repassar a Guia de Recolhimento da União (GRU) aos municípios interessados no uso das urnas, e receber os comprovantes, repassando-os ao TRE. (João Pedrini)
Notícias Relacionadas
![. .](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/6c9bc02d9d30d9a845054cb2774be410-width-800.jpeg)
Tocantins sai de 5º para 3º lugar no ranking dos estados que mais desmatam no Brasil, aponta levantamento do MapBiomas
![Reunião foi realizada nesta quinta-feira, 21 Reunião foi realizada nesta quinta-feira, 21](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/2582cb79dc44aec6709832a1aff071d2-width-800.jpeg)
Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras
![Reunião foi realizada na sede do MPTO, em Palmas Reunião foi realizada na sede do MPTO, em Palmas](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/ca03b690618ce18d381ea0979f16b2a4-width-800.jpeg)
Audiência pública sobre política de bem-estar animal é tema de reunião entre MPTO e ONGs
![ADI, ingressada pelo MPTO, tem objetivo de garantir a preservação do meio ambiente e coibir crimes ambientais ADI, ingressada pelo MPTO, tem objetivo de garantir a preservação do meio ambiente e coibir crimes ambientais](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/edf121615454ea701d5fbd95a53224a7-width-800.jpeg)
TJ acolhe pedido do Ministério Público e declara inconstitucional lei que flexibilizou licenciamento ambiental no Tocantins
![Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior e representantes do agronegócio tocantinense durante reunião no MPTO Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior e representantes do agronegócio tocantinense durante reunião no MPTO](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/7cf5a7dde98b0f77dd2f344b1c530251-width-800.jpeg)
MPTO recebe visita de produtores e representantes do setor agropecuário
![A reunião ocorreu na sede do Ministério Público Federal A reunião ocorreu na sede do Ministério Público Federal](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/d67f08f706b7f0b5989e909d01d5dbb3-width-800.jpeg)
Fórum realiza última reunião do ano de 2022