MPTO expede recomendação a municípios da região do Bico do Papagaio para que promovam ações de vacinação
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu na quinta-feira, 19, recomendação administrativa aos municípios de Ananás, Angico, Cachoeirinha e Riachinho para que promovam iniciativas com o objetivo de aumentar os índices imunização da população e, assim, evitar doenças, além de mortes decorrentes de enfermidades preveníveis por vacinas.
O procedimento, do promotor de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck, foi direcionado aos prefeitos e secretários municipais de Saúde, a fim de que disponibilizem vacinas em todas as unidades de saúde, facilitando o acesso da população, com horários estendidos ou alternativos e também que adotem medidas para que as vacinas cheguem até a casa das pessoas que possuem dificuldade de locomoção.
O documento ainda orienta a divulgação e mobilização da sociedade, por meio de campanhas de vacinação em parcerias com escolas, centros religiosos e redes de comunicação, informando sobre a importância de se vacinar e os locais onde os imunizantes podem ser encontrados.
Outra estratégia recomendada é a sensibilização para que escolas públicas e privadas dos municípios exijam apresentação da carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula escolar, para os alunos de até 18 anos de idade.
Os municípios têm o prazo de 48 horas para se manifestar acerca da recomendação e informar as medidas que serão adotadas. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense

MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro

MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos

MPTO apura irregularidade ambiental de imóveis situados em área da APA Ilha do Bananal/Cantão

MPTO expede recomendação para evitar maus-tratos a animais e transtornos à população durante cavalgada em Gurupi