Acadêmicos da Unitins participam de mais uma edição do ‘Saber MP’
Estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de Palmas participaram na tarde desta quinta-feira, 23, de mais uma edição do projeto “Saber MP – Democratizando o conhecimento”, do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
A iniciativa, criada no ano passado, tem o objetivo de aproximar a instituição da comunidade acadêmica.
Os alunos foram recepcionados pela diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que falou da satisfação em receber os futuros operadores do direito.
A promotora de Justiça Isabelle Rocha Valença Figueiredo, que coordena o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (Navit), aproveitou o momento para agradecer a parceria da universidade no desenvolvimento das atividades do Navit, projeto que já envolve os acadêmicos da instituição.
Já o promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, responsável pela palestra desta edição, apresentou as atribuições do Ministério Público dentro do Sistema de Justiça e conduziu os estudantes para uma visita guiada, onde foram apresentados os setores e departamentos do MPTO.
“Esperamos que num futuro próximo alguns de vocês venham trabalhar conosco. Foi muito gratificante recebê-los em nossa casa”, disse Abel.
A estudante Amanda Almeida, 20, que cursa o 8º termo, disse que já sabia algumas das atribuições do Ministério Público, mas agora, com a visita, passou a ter uma "noção maior" da atuação da instituição. Ela firmou ainda que a experiência foi “enriquecedora”.
A professora doutora Neide Aparecida Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e docente do curso de Direito, da Unitins, agradeceu a recepção, a acolhida e a atenção dispensada aos alunos.
“Agradecemos ao Ministério Público por essa maravilhosa experiência. Foi uma tarde muito proveitosa. Agradeço também ao Abel, que soube, com muita propriedade e de forma bem didática, nos ensinar um pouco mais sobre a instituição”.
Programação
A próxima edição do projeto acontecerá no dia 30, às 14h, também na sede do MPTO, em Palmas. Dessa vez, estudantes do curso de direito da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) participarão da programação. (João Pedrini/MPTO)
Notícias Relacionadas
Estudantes de direito da Unitins participam do projeto Saber MP
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
A pedido do MPTO, Energisa é condenada a pagar R$ 50 mil por incêndio que afetou área equivalente a 260 campos de futebol em Crixás do Tocantins
MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro
MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos