MPTO lança projeto educativo com o objetivo de fortalecer consciência sobre direitos e cidadania
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) lança, na sexta-feira, 28, às 9h, o projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, que é voltado a jovens estudantes da rede pública e tem o objetivo de fortalecer a consciência sobre direitos coletivos e estimular a atuação na defesa da cidadania, além de aproximar o Ministério Público da sociedade. O evento de lançamento ocorrerá no auditório principal da sede da instituição, em Palmas.
O projeto conta com diversas etapas, que serão desenvolvidas ao longo de 2023 e 2024, incluindo palestras com membros do MPTO, concurso de redação com o tema “cidadania e direitos humanos”, uma gincana e um trabalho de campo na comunidade.
A etapa de trabalho de campo é considerada o grande momento do projeto. Divididos em equipes, os estudantes percorrerão um bairro a fim de identificar casos de violação de direitos, para que produzam relatórios narrando a situação e encaminhem esses documentos para o Ministério Público. Na instituição, os relatórios serão distribuídos às promotorias de Justiça, para que adotem as providências cabíveis.
O projeto prevê premiações para diferentes etapas, incluindo viagem cultural, notebook, tablets e aparelhos celulares.
A iniciativa do projeto é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), que terá como parceiros na execução a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Participarão do projeto alunos da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, do Jardim Taquari, em Palmas, e do IFTO do campus de Paraíso do Tocantins.
O Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania já foi realizado anteriormente, com uma primeira edição executada nos anos de 2013 e 2014.
PREMIAÇÕES:
Concurso de redação:
– Viagem cultural para os 3 primeiros colocados, placa de reconhecimento e certificado.
Gincana:
– Um notebook para a biblioteca da escola que arrecadar maior quantidade de produtos de higiene pessoal e limpeza (destinados a instituições filantrópicas).
Relatórios:
– Viagem cultural e notebooks para integrantes das equipes (das 2 escolas) que alcançarem o 1º lugar.
– Smartphones, para integrantes das equipes que alcançarem o 2º lugar.
– Tablets, para integrantes das equipes que alcançarem o 3º lugar.
Notícias Relacionadas
![Procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, durante premiação Procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, durante premiação](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/37095bcb2f55b8e55763c76e6717aa4f-width-800.jpeg)
Projeto ‘Chega de Lixão’ do MPTO conquista o 2º lugar no Prêmio CNMP
![José Maria abordou o tema durante o seminário “Cidade e saneamento: Reduzir desigualdades para gerar oportunidades”, promovido pela Prefeitura de Bom Jesus das Selvas (MA) José Maria abordou o tema durante o seminário “Cidade e saneamento: Reduzir desigualdades para gerar oportunidades”, promovido pela Prefeitura de Bom Jesus das Selvas (MA)](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/8e7d7d2c435c87300beab75573e36d66-width-800.jpeg)
‘A conciliação é o melhor caminho’, diz procurador de Justiça, sobre política de resíduos sólidos
![Ministério Público promove diversas atividades nos municípios para dar importantes orientações a respeito da coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos Ministério Público promove diversas atividades nos municípios para dar importantes orientações a respeito da coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/2df64c6de3966e3aaae46fb9eddb40bd-width-800.png)
Projeto do MPTO voltado à erradicação de lixões promove oficinas para analisar resíduos sólidos na região sul do Estado
![Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, e técnicos do Caoma-MPTO conheceram o PLS Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, e técnicos do Caoma-MPTO conheceram o PLS](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/57b772a57595f5703783e83b12a61885-width-800.jpeg)
MPTO conhece plano de logística sustentável e sistema de gerenciamento do TJTO para possível parceria com o Judiciário
![. .](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/90dd9e6edef601a6b0559df0d8f75fb9-width-800.jpeg)
MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte
![Audiência administrativa realizada na sede do MPE em Palmas Audiência administrativa realizada na sede do MPE em Palmas](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/f010078975f8645214d64914018bc1d1-width-800.jpeg)
MPE recomenda suspensão de obras na Avenida Tocantins em Palmas