MPTO vistoria construção do Caps Infantil e constata que obras complementares ainda não foram iniciadas
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), acompanhado de gestores e técnicos do Município de Palmas, realizou, nesta segunda-feira, 24, vistoria às obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Atualmente, está sendo concluída a pintura do prédio, porém não foram iniciadas ainda as obras complementares, essenciais para o início da prestação dos serviços na nova unidade de saúde.
Foi informado que a construção deve ser finalizada no próximo mês, porém a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos ainda não deu início às obras complementares de pavimentação das vias de acesso, iluminação externa, pavimentação do pátio interno e instalação de telas de proteção cercando a área.
Localizado na quadra 1.301 Sul, o CAPSi prestará atendimento às crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes e aos dependentes de álcool ou outras drogas. Sua instalação é uma demanda antiga da sociedade, tendo inclusive sido judicializada pelo MPTO.
A construção do CAPSi foi iniciada em julho de 2020, com previsão inicial de término para maio de 2021. Porém, houve atrasos em decorrência da pandemia e de pendências contratuais entre o Município e a empresa responsável pela obra.
Na vistoria desta segunda-feira, realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) do MPTO, foram verificadas infiltrações nas paredes de alguns cômodos, bem como a necessidade de verificação do projeto de escoamento na área da cozinha, para eventuais adequações. Também foram levantadas informações acerca da formação das equipes multidisciplinares que atuarão no local.
A vistoria foi acompanhada pela secretária-executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Cristina Bezerra, e por gestores e técnicos municipais das áreas de saúde mental, serviços especializados, alta e média complexidade, assessoria jurídica, recursos humanos e engenharia.
Texto: Flávio Herculano - Ascom MPTO
Notícias Relacionadas
![Os resultados do Programa no Tocantins serão apresentados no Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Os resultados do Programa no Tocantins serão apresentados no Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/19b0583cffd462c963e67ca0c0f5b69c-width-800.jpeg)
Ministério Público conduz audiência sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos no Tocantins
![Equipe técnica e da 5ª Promotoria de Justiça realizaram a inspeção Equipe técnica e da 5ª Promotoria de Justiça realizaram a inspeção](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/c6010b8c5ba0f344b875720f9e861e4f-width-800.jpeg)
MPTO realiza vistoria em UTI do Instituto Sinai em Araguaína para averiguar possíveis irregularidades
![A fiscalização foi realizada pela coordenadora do CaoSaude, promotora de Justiça Araína Cesárea, e promotor de Justiça Thiago Ribeiro A fiscalização foi realizada pela coordenadora do CaoSaude, promotora de Justiça Araína Cesárea, e promotor de Justiça Thiago Ribeiro](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/05f635c6423b48e3e941aae695a45c2b-width-800.jpeg)
MPTO constata falta de estrutura e de profissionais em hospital particular credenciado para receber pacientes do SUS
![Reunião foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde Reunião foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/3d8227b009501f2c7ff5d8c970e62c15-width-800.jpeg)
Ministério Público participa de reunião sobre processo transexualizador do SUS
![Ministério Público faz constantes vistorias no local Ministério Público faz constantes vistorias no local](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/2cc8d477445f039470050307edac130b-width-800.jpeg)
Ministério Público vai à Justiça para agilizar obras atrasadas no CAPS Infantil, em Palmas
Ampliação de projeto de combate à pobreza menstrual é discutido entre Ministério Público e Consórcio de Energia