Reunião no Ministério Público discute situação de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, promoveu na tarde desta quarta-feira, 17, mais uma reunião para discutir, de forma detalhada, casos de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais.
Estiveram presentes servidores e gestores de secretarias do Estado e do Município de Palmas e representantes da Casa Sementinhas do Amor.
O Ministério Público do Tocantins vem promovendo reuniões para discutir situações individuais de jovens que estão sendo assistidos na capital. Esses encontros antecedem uma série de audiências judiciais com vistas à reavaliação periódica da situação jurídica e psicossocial das crianças e adolescentes que se encontram em acolhimento, conforme determina o ECA.
Essas reuniões servem ainda para articular algum tipo de auxílio e assistência às crianças, aos adolescentes e às próprias famílias. O intuito é decidir os melhores encaminhamentos possíveis, que vão desde ao retorno ao convívio familiar até o cadastramento para adoção.
Em um encontro realizado, no mês passado, o Ministério Público já havia dialogado com representantes de outras entidades que assistem os jovens.
Participaram da reunião representantes do Município – das áreas de educação, saúde e da assistência social –, do Conselho Tutelar, da Defensoria Pública e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). (Texto: João Pedrini/MPTO)
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense

MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna