Reunião do MPTO com municípios visa traçar estratégias para ampliar vacinação
Visando reforçar a importância da vacinação para o controle e prevenção de doenças, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou nesta terça-feira, 13, reunião com representantes das Secretarias de Saúde, Conselhos de Saúde e Conselhos Tutelares dos municípios de Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia para tratar sobre o projeto “MP na Vacina”.
A reunião foi realizada na sede das Promotorias de Justiça de Araguaína e coordenada pela promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, que atua na área da saúde pública.
Na oportunidade, a promotora de Justiça abordou sobre o abandono vacinal no Tocantins, que é quando uma pessoa não completa o mínimo de doses de determinada vacina. Segundo ela, isso é resultado da desinformação da população, da dificuldade de acesso ao imunizante e da disseminação de notícias falsas, que se intensificou durante campanha de imunização contra a Covid-19.
Uma das soluções apontadas pela Promotora de Justiça para contornar a situação foi que os municípios promovam ações com a finalidade de receber o selo “Amigo da Vacina”, criado pelo Ministério Público do Tocantins. A iniciativa vai premiar os municípios que aumentarem os índices de cobertura vacinal.
Além disso, propôs que os municípios façam adesão à “Busca Ativa Vacinal”, que se trata de uma estratégia para encontrar crianças menores de 5 anos com atraso nas vacinas ou não vacinadas. Isso vai aumentar os índices de imunização e permitir, mensalmente, a alimentação dos dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
A promotora de Justiça também orientou aos gestores que realizem mais eventos, como o “Dia D de vacinação”, “Arraiá da Vacinação”, e que monitorem os cartões de vacina, principalmente nas escolas, no ato de matrícula das crianças e adolescentes. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas
Confira a edição de maio do Programa Ministério Público em Ação
MPTO premia prefeituras que alcançaram bons índices de vacinação em 2023
MPTO recebe votos de aplausos da Aleto por projeto de incentivo à imunização
Projeto MP na Vacina é apresentando a gestores dos municípios tocantinenses
Ministério Público vai premiar com selo municípios que atingirem índice vacinal no Tocantins