Ação conjunta entre MPTO e SSP visa dar celeridade aos trabalhos de perícias e inquéritos policiais
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), realizou nesta sexta-feira, 25, uma reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tratar questões referentes à agilidade no cumprimento de requisições feitas por promotores de Justiça à Polícia Civil.
O coordenador do Gaesp, promotor de Justiça João Edson de Souza, que atualmente responde pela 2ª Promotoria de Justiça da Capital, mencionou, por exemplo, atendimentos de pedidos de perícia e de conclusão de inquéritos – principalmente, os mais antigos.
A reunião tratou também da articulação entre a Polícia Civil e Promotorias Criminais da Capital para dar maior celeridade às ações penais, em especial, em casos de crimes contra a vida e de tráfico de drogas.
O Ministério Público deve, ainda, apurar a insuficiência de recursos humanos e tecnológicos da corporação que possam estar impedindo a efetividade dos serviços policiais.
Além de João Edson, participaram da reunião o promotor de Justiça Argemiro Ferreira dos Santos Neto, que atua na 1ª Promotoria de Justiça da Capital; a promotora de Justiça Maria Natal de Carvalho Wanderley, titular da 13ª Promotoria de Justiça Capital; o delegado-geral da Polícia Civil Claudemir Luiz Ferreira; e o corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Wanderson Chaves de Queiroz. (Texto: João Pedrini/MPTO)