Homem que praticou homicídio motivado por uma dívida de pedal de motocicleta é condenado a 17 anos de prisão
Em sessão do Tribunal do Júri, realizada no Fórum de Arraias na última sexta-feira, 18, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação de Francelino Martins dos Santos, conhecido como Lino, pelo homicídio de José Carlos Jesus de Souza. A pena aplicada foi de 17 anos de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado.
De acordo com a denúncia do MPTO, na noite de 26 de agosto de 2005 a vítima e o réu estavam nas proximidades da feira coberta do município de Combinado, quando se desentenderam, em razão de Francelino cobrar de José Carlos uma dívida de pequeno valor, referente a um pedal usado de partida de uma motocicleta.
Após o desentendimento, a vítima e o réu se encontraram nas proximidades de um bar, momento em que Francelino realizou um disparo fatal contra José Carlos.
Os jurados acolheram a tese de motivo torpe sustentada pelo Ministério Público.
Outro Júri
No dia anterior, em 17 de agosto, também no Fórum de Arraias, o MPTO obteve a condenação de Francisco das Chagas Vasconcelos Silva a 23 anos de prisão pelo homicídio do jovem Adelino Rodrigues de Souza Barros.
O assassinato, conforme denúncia do MPTO, ocorreu no município de Novo Alegre, no dia 18 de setembro de 2002, quando Francisco dirigiu-se com os outros dois denunciados para a casa onde Adelino estava, após ingerirem bebida alcoólica.
Ao chegarem ao local, o réu e os outros comparsas encontraram a vítima dormindo em uma rede. Munidos de facas, dois deles começaram a atacar a vítima, enquanto o terceiro vigiava. A vítima tentou fugir, mas foi perseguida.
Segundo denúncia do MPTO, o crime foi motivado por ciúmes, pois Adelino teria mantido relacionamento com a ex-companheira de Francisco. Além disso, outras desavenças entre réus e vítima teriam nutrido o ódio dos acusados.
A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade. Também foi estabelecido o pagamento de indenização à família da vítima no valor de R$ 50 mil. No momento, Francisco encontra-se foragido.
(Erlene Miranda-Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
Em Luzimangues, acusado de praticar crime sob encomenda é condenado a 16 anos de prisão
Homem é denunciado pelo MPTO por cometer homicídio e por tentar matar ex-esposa em Araguaína
Homem é condenado a mais de 21 anos por matar irmão a facadas em Goiatins
Homem é condenado a mais de 21 anos de prisão por crimes praticados em Formoso do Araguaia
MPTO denuncia duas pessoas por crimes que resultaram na morte de motorista de aplicativo
Após ação conjunta do MPTO e DPE, Justiça determina que o Estado regularize atendimento ginecológico