Falta de escola na zona rural de Ipueiras leva MPTO a expedir recomendação
Pelo menos 32 crianças e adolescentes residentes no Acampamento Clodomir Morais, situado na zona rural do Município de Ipueiras, não têm acesso à educação por falta de escola na localidade.
A situação levou o Ministério Público do Tocantins, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, a expedir na segunda-feira, 28, recomendação ao prefeito, à Secretária Municipal de Educação e à presidente do Conselho Municipal de Educação a fim de regularizar atendimento educacional imediato a esse público.
O documento estipula o prazo de 45 dias para que seja feito levantamento da demanda em todas as etapas da Educação Básica, incluindo quantitativo de alunos com deficiência e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Município ainda deverá articular com os órgãos estaduais o atendimento à demanda educacional de Ensino Médio e Ensino Profissionalizante, caso haja demanda e interesse dos jovens e adultos acampados.
A recomendação orienta a gestão municipal a providenciar quadro de servidores para atuar no atendimento aos moradores acampados e criar mecanismos para informar a frequência escolar das crianças e dos adolescentes ao Conselho Tutelar da região, dentre outras medidas.
O não cumprimento da recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis pelo Ministério Público.
Audiência Pública
O Ministério Público deverá realizar Audiência Pública com moradores do acampamento, representantes do Poder Público e da sociedade civil para definir o atendimento e as modalidades de ensino que serão ofertadas.
(Erlene Miranda-Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas

Falta de profissionais e escolas sem acessibilidade para alunos com deficiência estão entre as principais reclamações em audiência pública realizada no MPTO

Ministério Público apura fechamento de escola em Porto Nacional

Após atuação do MPTO, Justiça determina que Município faça obras em escola quilombola de Arraias

Vistoria do MPTO em Ananás constata que obras de escola iniciadas há mais de uma década foram paralisadas na fase final

Pais denunciam danos estruturais em escola de Dianópolis e MPTO instaura inquérito para investigar problema

Em acampamento sem-terra, inspeção do MPTO flagra crianças e adolescentes sem acesso à escola