Ministério Público denuncia gerente suspeito de desviar quase R$ 500 mil de supermercado em Augustinópolis
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ofereceu nesta terça-feira, 21, denúncia contra Adailton Targino da Rocha por desviar a quantia de R$ 468.370,65 do caixa de um supermercado do município de Augustinópolis. Adailton ocupava o cargo de gerente do estabelecimento comercial.
Conforme o inquérito policial, o funcionário era considerado de confiança pelo empregador e aproveitou-se disso para fazer 192 desvios de envelopes do dinheiro do caixa, no período de 12 de agosto de 2020 a 08 de maio de 2023.
O crime só foi descoberto após o proprietário do estabelecimento comercial observar que não estava obtendo o resultado projetado para o primeiro semestre de 2023 e iniciou uma auditoria.
Desvios
O crime acontecia da seguinte forma: eram realizadas “sangrias”, ou seja, retiradas de caixa. Em seguida, os valores eram colocados dentro de envelopes, separadamente, e repassados para um fiscal de caixa que anotava e fazia o controle.
O fiscal de caixa repassava os envelopes para Adailton, que retirava de um a dois envelopes e entregava o restante, juntamente com um novo livro de anotação, ao financeiro da empresa.
Os desvios não foram notados anteriormente, pois o proprietário do supermercado confiava muito em Adailton e não realizava a conferência dos envelopes e livros repassados.
Com a descoberta dos fatos, Adailton fugiu, mas foi preso em Arapiraca-AL, após o promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, responsável pelas Promotorias de Justiça de Augustinópolis, solicitar à Justiça a prisão provisória do denunciado, que aguarda ser recambiado ao Tocantins para ser processado pelo crime de furto qualificado, que é subtrair para si coisa alheia com abuso de confiança e de forma continuada. A pena varia de dois a oito anos de prisão.
(Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas
Lixo acumulado na entrada de Peixe é alvo de recomendação do MPTO
MPE denuncia construtora que degradou córrego em Gurupi
Em Augustinópolis, Ministério Público do Tocantins denuncia envolvidos em golpes de vendas de veículos e pagamento de dívidas fraudulentas
Homem é denunciado pelo MPTO por cometer homicídio e por tentar matar ex-esposa em Araguaína
MPTO denuncia duas pessoas por crimes que resultaram na morte de motorista de aplicativo
MPTO denuncia envolvidos na morte de mulher que foi espancada com capacete em Araguaína