Suposta irregularidade leva MPTO a requerer medidas de transparência aos procedimentos licitatórios de órgão do Município de Colinas
O Ministério Público do Tocantins, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, expediu nesta segunda-feira, 18, recomendação administrativa ao Diretor-Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Colinas (Ipasmu-CO) referente à acessibilidade e transparência das informações acerca dos procedimentos licitatórios realizados pelo órgão.
A recomendação estipula o prazo de 10 dias para que o órgão disponibilize todos os editais de licitação, dispensa e inexigibilidade, convênios e contratos dos anos de 2020 a 2024 no Sistema Informatizado de Controle e Atos de Pessoal do Tribunal de Contas (TCE/TO), no sítio eletrônico do Portal da Transparência de Colinas do Tocantins.
No mesmo prazo, o documento requer que o ente expeça memorando interno ou qualquer documento equivalente a todos os servidores que atuam na área de compras, contratos e licitações das atividades relacionadas, orientando sobre a obrigatoriedade de manter o compromisso contínuo com a transparência e a eficiência dos procedimentos licitatórios.
Irregularidade
As medidas têm como base uma denúncia realizada na Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins sobre suposta irregularidade na dispensa de licitação para a reforma e ampliação do prédio do (Ipasmu-CO).
Com base nisso, a Promotoria de Justiça instaurou inquérito civil público, porém ao tentar consultar o edital de licitação no sitio eletrônico do órgão verificou a inexistência das licitações publicadas, das dispensas, da inexigibilidade e também dos contratos. Também foi observada a ausência de publicidade dos editais de licitação no Portal da Transparência do Ipasmu-CO e no sistema SICAP-LCO do TCE/TO.
Notícias Relacionadas
MPTO aciona justiça para garantir qualidade da água em Novo Acordo
Patrimônio Cultural
MPTO realiza vistoria para acompanhar desocupação de clube construído sobre via pública em Palmas
Ministério Público do Tocantins recomenda pavimentação da TO-126 para garantir mobilidade e integração no Bico do Papagaio
Depois de anos de espera, trecho final da LO 5 será concluído graças à atuação do MPTO
Ação do MPTO resulta em decisão judicial para desocupação de área verde invadida em Gurupi