Projeto Ponto a Ponto: um dia de afeto e aprendizado entre idosos e adolescentes em Araguaína
Em Araguaína, a Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado se transformou em um palco de afeto e aprendizado intergeracional. O projeto "Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar" uniu, na quarta-feira, 19, estudantes do Ensino Fundamental e idosos da Universidade da Maturidade (UMA) em uma jornada de interação, trocas e descobertas.
O sorriso largo de Rita de Cássia, aluna do 9º ano, refletia a alegria de compartilhar o dia com sua avó, Francisca Brito. Juntas, exploraram a oficina de fotografia. "Aprendi coisas que eu não sabia, e ainda por cima, junto com a minha avó!", exclamou Rita, com os olhos brilhando de entusiasmo.
A escola encheu-se de vida com as dinâmicas de acolhimento e apadrinhamento. Abraços apertados selaram laços entre jovens e idosos, que se tornaram "avós" e "netos" por um dia. Antônio dos Reis Costa, um senhor de 66 anos com deficiência visual, encontrou em seus cinco "netos" carinho e cuidado. "Foi um dia divertido e cheio de aprendizagem", afirmou com entusiasmo.
O projeto "Ponto a Ponto", idealizado pelo Ministério Público do Tocantins, e realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade da Maturidade (UMA), tece um futuro de respeito e compreensão entre gerações. Através de palestras, oficinas e atividades lúdicas, a iniciativa promove empatia, afeto e busca construir uma sociedade sem violência contra a pessoa idosa.
O professor Zeca Soares, testemunha ocular dessa transformação, não conteve as lágrimas ao ver o impacto do projeto em seus alunos. "Essa atividade tocou nossos alunos, mexeu com todo mundo", disse, com a voz emocionada.
O projeto "Ponto a Ponto" continua, com um concurso de redação que dará espaço para os sentimentos e reflexões dos jovens sobre o respeito aos idosos. Um documentário também está sendo produzido e registrará cada sorriso, cada abraço e cada troca dessa história de carinho e respeito entre gerações, eternizando esses momentos.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/Cesaf-ESMP)
Matérias relacionadas
Em ação inédita, MPTO, UMA e Seduc firmam parceria para fortalecer o diálogo entre gerações
Notícias Relacionadas
Projeto Luzeiro promove planejamento participativo com a Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso para subsidiar políticas públicas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
Em Araguaína, Projeto do MPTO que une adolescentes e idosos encerra com premiação de concurso de redação e homenagens
Laços reforçados: adolescentes e idosos se reencontram em ação do projeto Ponto a Ponto
Audiência no MPTO define medidas para coibir maus-tratos a animais durante cavalgada, em Araguaína
Uso irregular de estacionamentos nas calçadas em Araguaína é alvo de procedimento do MPTO