MPTO busca soluções urgentes para falhas identificadas no sistema de segurança contra incêndio do Hospital Dona Regina
Irregularidades na segurança contra incêndio no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) motivaram o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 23ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua na defesa da ordem urbanística, a reunir representantes do hospital, da Secretaria Estadual de Saúde e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (CaoSaúde), nesta terça-feira, 24, para debater o problema.
Um relatório de fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar apontou falhas graves na estrutura de prevenção e combate a incêndios da unidade hospitalar, como hidrantes insuficientes, placas de rota de fuga deficientes e até uma bomba de incêndio que não funciona.
A reunião, conduzida pela promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta revelou que, apesar de um projeto de prevenção e combate a incêndios ter sido aprovado em 2002, ele nunca saiu do papel por dificuldades logísticas e financeiras.Os recursos foram devolvidos por falta de uso e as falhas persistem até hoje, deixando o hospital vulnerável.
Ações propostas
Durante o encontro, foi proposto um plano de ações imediatas para corrigir parte das irregularidades, sem a necessidade de deslocamento dos pacientes. Uma nova reunião ficou agendada para 17 de outubro de 2024, com a finalidade de ajustar o projeto de segurança e garantir que a unidade hospitalar esteja alinhada às normas de segurança contra incêndios.
O coordenador do CaoSaúde, promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, também participou da reunião e, junto com a Promotora Kátia Chaves Gallieta, realizou uma inspeção no hospital logo após o encontro, verificando de perto os problemas apontados.
(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras
MPTO participa de audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Ministério Público do Tocantins realiza audiência, em Palmas, para debater políticas públicas em prol dos animais
MPTO marca nova data para audiência pública que vai apresentar propostas de revitalização da avenida Tocantins
A pedido de moradores, Ministério Público promove audiência para discutir funcionamento de gatil na Quadra 110 Sul, em Palmas
Ministério Público aciona Justiça para obrigar Município de Palmas a providenciar abrigo para animais de rua