Promotor de Justiça faz vistoria na Assistência Farmacêutica do Estado para acompanhar a prestação de serviço
O titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, realizou nesta quinta-feira, 26, vistoria na Diretoria da Assistência Farmacêutica do Estado do Tocantins, na 104 Norte, em Palmas. A intenção foi acompanhar a prestação dos serviços oferecidos à população no local e fiscalizar eventual falta de medicamento.
Foi constatado que o fornecimento de medicamentos está regularizado, embora o promotor tenha flagrado queda no sistema que permite a disponibilização de medicamentos ao cidadão. No local foi informado que o software é do governo federal e enfrenta frequentes quedas. Esta semana o sistema só funcionou na segunda-feira. De terça até o momento da vistoria, estava fora do ar, causando a insatisfação das pessoas presentes no local em busca de medicamentos. Os funcionários explicaram que sempre repassam ao Ministério da Saúde a situação da instabilidade do sistema.
Outra constatação do promotor de Justiça é que o espaço necessita de pintura e ampliação. Atualmente, segundo apurou o Ministério Público na visita, a limitação do local para estoque faz com que o estado do Tocantins receba, por vezes, metade da capacidade da oferta do governo federal. Essa situação pode provocar eventuais faltas no fornecimento de remédios, uma vez que a capacidade de armazenamento é reduzida.
Outro aspecto relevante detectado na vistoria foi a necessidade de mais câmaras frias para a guarda de medicamentos. Os equipamentos atualmente disponíveis foram cedidos pelo Ministério da Saúde e há demanda por mais câmaras frias.
Em breve será agendada reunião administrativa com a Secretaria Estadual de Saúde para discussão dos pontos e busca de melhoria na Assistência Farmacêutica estadual, que recebe medicamentos da União e repassa para as 139 prefeituras do Tocantins.
(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Legislação
MPTO participa de reunião online do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos
MPE sedia III Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Comissão Temática 2: de Impactos à Saúde, ao Meio ambiente e de Alternativas Sustentáveis (agroecologia e produção orgânica)