Mais uma edição do Projeto Minicidadão atende 209 crianças em Palmas
Em mais uma ação de cidadania promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), 209 estudantes da Escola de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira, localizada no Setor Bertaville, em Palmas, realizaram o cadastro para receber a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Essa nova identidade, tanto em versão impressa quanto digital, unifica diversos documentos sob um único número de CPF, substituindo o antigo Registro Geral (RG), o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.
Quase mil crianças já foram atendidas pelo Projeto Minicidadão, que visa facilitar o acesso de crianças e adolescentes à identificação, levando o serviço diretamente até as escolas públicas.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Receita Federal e do Instituto de Identificação do Tocantins, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Além de cidadania, o projeto também previne o desaparecimento de crianças, já que com a biometria coletada no momento de fazer a CIN, as informações dessas crianças passam a constar em um banco de dados nacional e, dessa forma, os criminosos terão mais dificuldade para fraudar documentos de crianças sequestradas.
(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
Projeto Luzeiro promove planejamento participativo com a Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso para subsidiar políticas públicas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
Laços reforçados: adolescentes e idosos se reencontram em ação do projeto Ponto a Ponto
A pedido do MPTO, Energisa é condenada a pagar R$ 50 mil por incêndio que afetou área equivalente a 260 campos de futebol em Crixás do Tocantins