Na região Sudeste do estado, partidos e coligações estão proibidos de derramar santinhos nas proximidades dos locais de votação
As coligações e partidos políticos dos municípios de Arraias, Novo Alegre, Combinado e Conceição do Tocantins, que fazem parte da 22ª zona eleitoral, estão proibidos de realizar propaganda eleitoral irregular, incluindo o derramamento de santinhos e outros materiais promocionais nos locais de votação ou nas ruas adjacentes, tanto na véspera quanto no dia das eleições municipais, marcadas para 6 de outubro.
A determinação judicial é uma resposta à representação apresentada pelo promotor responsável pela respectiva zona eleitoral, João Neumann da Nóbrega.
Na representação, o promotor justifica que essa prática é ilegal e compromete a isonomia entre os candidatos, uma vez que a presença de santinhos espalhados pelo chão pode influenciar a decisão de eleitores indecisos, levando-os a votar em candidatos que aparecem nesses materiais.
Com a decisão judicial, os infratores estarão sujeitos à multa e responsabilização criminal estipuladas, respectivamente, nos § 1º do art. 3º e inciso III do § 5º do art. 39 da Lei n. 9.504/1997.
Notícias Relacionadas
Verbetes eleitorais
Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de candidaturas femininas e requer anulação de chapas
Apresentação
Ministério Público emite recomendações para garantir transição de governos transparente em Ananás e Cachoeirinha
Eleições 2024: de Norte a Sul do Tocantins promotores eleitorais garantem lisura e transparência no pleito
MPE emite recomendação para evitar crimes eleitorais e derramamento de santinhos nos municípios de Carmolândia, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia