Em Palmas, MPTO orienta quanto à transição da gestão municipal na área da saúde
Após o resultado final das eleições em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações administrativas à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretária Municipal de Saúde a respeito dos trâmites para a mudança de gestões à frente da pasta de Saúde na prefeitura da capital. O documento com as orientações foi encaminhado aos órgãos na quarta-feira, 30, pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital.
Com base em uma iniciativa do MPTO, a Promotoria sugere ao município o cumprimento das medidas e a transferência do Plano Municipal de Saúde (PMS). Também é necessária a entrega dos relatórios de gestão (anuais e quadrimestrais), incluindo auditorias e a execução orçamentária, apresentados no sistema DigiSUS para prestação de contas.
No âmbito do Fundo Municipal de Saúde, devem ser repassadas informações sobre a estrutura e as fontes de receitas, bem como um inventário detalhado das contas e dos contratos vigentes. Quanto a licitações e contratos, é preciso detalhar os processos licitatórios, os contratos e os aditivos, incluindo os prazos de vencimento e as fases de prestação de contas. Também há necessidade de obediência quanto a transparência e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na passagem de acessos e senhas dos sistemas oficiais de saúde.
Quanto ao Conselho Municipal de Saúde, realizar a entrega da documentação relacionada ao órgão. No que se refere ao pessoal e à estrutura, tem de ser compartilhada a relação detalhada do quadro de pessoal, incluindo cargos comissionados, plantões e vagas abertas, bem como o estado de contratos e convênios. Recomendou-se, da mesma forma, que a Câmara Municipal e o Conselho de Saúde auxiliem na fiscalização do processo de transição.
Conforme o documento, todas as informações com as providências para cumprimento da demanda têm de ser encaminhadas à Promotoria de Justiça nas próximas semanas, como reforça a promotora Araína Cesárea. “Buscamos ter uma atuação proativa, efetiva, preventiva e resolutiva, respeitando as competências constitucionais”, destaca.
Texto: Redação | Ascom MPTO
Notícias Relacionadas
![Reunião foi realizada nesta quinta-feira, 21 Reunião foi realizada nesta quinta-feira, 21](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/2582cb79dc44aec6709832a1aff071d2-width-800.jpeg)
Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras
![O promotor de Justiça falou que o Plano de Mobilidade Urbana será fundamental para subsidiar o procedimento instaurado sobre transporte público O promotor de Justiça falou que o Plano de Mobilidade Urbana será fundamental para subsidiar o procedimento instaurado sobre transporte público](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/22763aeb43ae174f8c0907c7ae59f932-width-800.jpeg)
MPTO participa de audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana
![Audiência será realizada no dia 26 de abril, no auditório do MPTO, em Palmas Audiência será realizada no dia 26 de abril, no auditório do MPTO, em Palmas](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/cc6b63935ff04523c7b67a7f07d22af1-width-800.jpeg)
Ministério Público do Tocantins realiza audiência, em Palmas, para debater políticas públicas em prol dos animais
![Na reunião, a promotora de Justiça Kátia Gallieta ressaltou a importância da participação de todos os setores da sociedade Na reunião, a promotora de Justiça Kátia Gallieta ressaltou a importância da participação de todos os setores da sociedade](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/76fa3878193b440bd72ae62dafd2f078-width-800.jpeg)
MPTO marca nova data para audiência pública que vai apresentar propostas de revitalização da avenida Tocantins
![Audiência no MPTO foi realizada após solicitação de moradores Audiência no MPTO foi realizada após solicitação de moradores](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/3dbef975550dfe7cc65dd2e3e5255f86-width-800.jpeg)
A pedido de moradores, Ministério Público promove audiência para discutir funcionamento de gatil na Quadra 110 Sul, em Palmas
![Um outro procedimento segue em andamento e vai tratar a questão de maneira mais ampla, envolvendo toda a política de bem-estar animal em Palmas Um outro procedimento segue em andamento e vai tratar a questão de maneira mais ampla, envolvendo toda a política de bem-estar animal em Palmas](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/c907b2f5f6567cf48559757b9b1d14c9-width-800.jpeg)
Ministério Público aciona Justiça para obrigar Município de Palmas a providenciar abrigo para animais de rua