Em Natividade, MPTO recomenda atualização vacinal de estudantes para realização de matrícula em escolas públicas e privadas
Neste período de matrícula escolar nas redes pública e privada de ensino, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações às Secretarias de Educação e de Saúde, ao Conselho Tutelar e às unidades escolares do município de Natividade. O objetivo da iniciativa é fazer cumprir a legislação, que exige a total imunização de estudantes, com idade até 18 anos, para ingresso na educação infantil ou nos ensinos fundamental e médio.
Os órgãos têm até esta sexta-feira, 6, para apresentar as providências tomadas à Promotoria de Justiça de Natividade. A promotora Renata Castro Rampanelli reforça a importância de se atender a demanda. “Esta recomendação visa à proteção da saúde de crianças e adolescentes, assegurando o cumprimento da legislação estadual vigente e a garantia do direito à educação e à saúde de forma integrada, em benefício de toda a comunidade escolar e a sociedade em geral”, explica.
De acordo com a recomendação, no ato da matrícula ou da rematrícula, é necessária a apresentação da carteira de vacinação atualizada e da declaração do posto de saúde que ateste a regularização da situação vacinal de crianças e adolescentes em idade escolar. Caso falte alguma vacina, é preciso orientar os responsáveis a regularizar a imunização em até 30 dias.
Também foi recomendado que as secretarias Municipais de Saúde e de Educação promovam campanhas de conscientização junto às famílias e às comunidades escolares sobre a importância da vacinação para a saúde pública e o cumprimento das obrigações legais. O calendário vacinal e um modelo de declaração foram enviados aos órgãos através da recomendação do MPTO.
A omissão e o descumprimento das recomendações estão sujeitos à adoção de medidas judiciais. Com base nos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, aproximadamente, 1,6 mil estudantes estavam com matrícula regular nos ensinos fundamental e médio apenas na rede pública de ensino de Natividade.
Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO
Notícias Relacionadas
![O psicólogo Juliano Correa da Silva, do MPTO, abordou sobre o papel da psicologia no enfrentamento da violência doméstica e familiar O psicólogo Juliano Correa da Silva, do MPTO, abordou sobre o papel da psicologia no enfrentamento da violência doméstica e familiar](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/079101a2ed718fe25be301d1c013e20f-width-800.png)
Último episódio da série de rádio Frequência do Respeito aborda a psicologia no combate à violência doméstica
![O Procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho foi eleito para dirigir o Cesaf-ESMP O Procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho foi eleito para dirigir o Cesaf-ESMP](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/64eafa0268da5d8a389e3c1f6308f814-width-800.jpeg)
Procurador de Justiça Miguel Batista é eleito diretor-geral do Cesaf-ESMP
![Programa de rádio esclarece papel da instituição na proteção às mulheres e destaca canais de denúncia Programa de rádio esclarece papel da instituição na proteção às mulheres e destaca canais de denúncia](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/a4ccfc92953c4dae2c90a0750a478cdf-width-800.png)
Frequência do Respeito debate o papel do MPTO no combate à violência doméstica contra a mulher
![Cerimônia de premiação do Prêmio Cesaf-Escola 2024 Cerimônia de premiação do Prêmio Cesaf-Escola 2024](http://athenas.mpto.mp.br/media/images/3baccb6d7e8bc744d95d1a5ba7061d0c-width-800.jpeg)
MPTO celebra Dia Estadual do Ministério Público com cerimônia de premiação
Acadêmicos de Geografia da UFT conhecem o trabalho do geógrafo no MPTO
Especialistas debatem violência contra a mulher em seminário do MPTO