calendar_month
05/02/2025

Novo diretor-geral do Cesaf/ESMP é empossado e apresenta metas para os próximos dois anos

O Procurador de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho foi empossado, nessa quarta-feira, 5, no cargo de diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), ocasião em que apresentou ao Colégio de Procuradores de Justiça as prioridades para os dois anos de sua gestão.


De imediato, será providenciado o recredenciamento da Escola Superior junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), a ser trabalhado, conjuntamente, com a elevação da classificação da Revista Jurídica do MPTO.


Quanto à oferta de cursos, foi elencada como prioritária pelo novo diretor-geral a implementação de cursos de especialização em áreas estratégicas do Direito que estejam alinhadas aos desafios contemporâneos do Ministério Público, bem como a ampliação da oferta de cursos de formação voltados ao aprimoramento do exercício das atividades ministeriais.


Outro ponto prioritário, destacado por Miguel Batista, foi a implementação de projeto de pesquisa voltado à aplicação da inteligência artificial no exercício das funções ministeriais, “sempre respeitando os limites éticos e preservando a dimensão humana da nossa atuação”, frisou.


Durante a sessão, os diversos membros do Colégio de Procuradores de Justiça destacaram a qualificação de Miguel Batista para a nova função, em especial por ele ser um membro que agrega preparo nas áreas acadêmica e jurídica.


Homenagens à ex-diretora
A Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que encerrou seu mandato como diretora-geral do Cesaf/ESMP, recebeu diversas homenagens pelo desempenho na função e também pelos 35 anos de carreira no Ministério Público do Tocantins, recém-completados.


O Procurador-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, avaliou que Vera Nilva “com maestria, dedicação e visão estratégica, esteve à frente do Cesaf nos últimos dois anos, desenvolvendo um trabalho incansável que consolidou essa instituição como um pilar fundamental para o aprimoramento e a capacitação dos membros e servidores do Ministério Público”, disse. 

Abel Andrade destacou, como resultados desse trabalho, a expansão da oferta de cursos de especialização, a consolidação de projetos de impacto social e a aproximação do Ministério Público com a comunidade. Em 2024, foram promovidos 56 cursos com mais de 1.800 participantes, bem como foram articulados programas de pós-graduação que incluíram mestrados e um curso de doutorado.