MPTO promove reunião interinstitucional para fortalecer acolhimento familiar e garantir entrega legal de crianças à adoção
Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e assegurar o cumprimento das normativas sobre adoção legal, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, promoveu uma reunião interinstitucional no último dia 26 de maio. O encontro tratou da implementação e do aprimoramento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e do fluxo de atendimento para casos de entrega voluntária de crianças à adoção.
A reunião contou com a presença do promotor de Justiça Matheus Adolfo dos Santos da Silva; do juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões, Jacobine Leonardo; além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Durante o encontro, foram apresentados dois procedimentos administrativos instaurados pelo MPTO: um voltado à estruturação do serviço de acolhimento familiar nos municípios da comarca, com possibilidade de consórcio regional; e outro direcionado à fiscalização da aplicação da entrega legal e voluntária de crianças à adoção, conforme estabelece a Lei 13.509/2017 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com foco na proteção da criança e no acompanhamento psicossocial da genitora.
A equipe técnica do município apresentou um diagnóstico da situação atual, destacando os principais desafios enfrentados para a estruturação do serviço, tanto no aspecto técnico quanto financeiro. O Poder Judiciário também ressaltou a importância de alternativas ao acolhimento institucional, reforçando a necessidade de ampliar a rede de apoio à infância.
Entre os encaminhamentos definidos, estão a articulação para um estudo de viabilidade de consórcio entre os municípios da comarca, a realização de uma nova reunião técnica com a inclusão de representantes dos Conselhos Tutelares e da Defensoria Pública, além da reafirmação da importância da formação contínua das equipes que integram a rede socioassistencial e jurídica.
Texto: Redação — Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas

Entrega voluntária de crianças para adoção é tema de encontro promovido pelo MPTO

Em reunião com conselheiros tutelares da comarca de Porto Nacional, MPTO orienta sobre atribuições legais e rede de proteção

MPTO promove debate sobre atuação integrada na proteção de crianças e adolescentes em Araguatins

Gestores municipais e conselheiros tutelares participam de formação voltada à proteção de crianças e adolescentes

Arraias sedia encontro Diálogos em Rede, do MPTO, para fortalecer proteção à infância e adolescência

Ministério Público promove Diálogo em Rede em Araguaína para fortalecer proteção à infância e adolescência