MPTO alerta população sobre golpes praticados por criminosos que se passam por promotores e servidores da instituição
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) alerta a população sobre tentativas de golpe praticadas por pessoas que se passam por membros da instituição, como promotores de Justiça e servidores públicos, com o objetivo de obter vantagens indevidas.
As denúncias recebidas apontam que os criminosos entram em contato com cidadãos solicitando transferências bancárias, depósitos ou outros tipos de ajuda financeira. Diante disso, o MPTO reforça que não realiza qualquer tipo de cobrança. Todos os serviços prestados pelo Ministério Público são totalmente gratuitos e não envolvem pedidos de apoio financeiro.
Golpes semelhantes já foram registrados em anos anteriores, com o uso indevido do nome da instituição para enganar pessoas de boa-fé. Em todos os casos, trata-se de fraude e tentativa de estelionato.
Conforme o artigo 171 do Código Penal, o crime de estelionato é caracterizado por:
“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.” A pena prevista pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.
Como denunciar
O MPTO orienta que qualquer tentativa de golpe seja imediatamente comunicada à Polícia Civil ou à própria instituição, por meio da Ouvidoria, disponível pelo telefone 127. Esse canal está à disposição para esclarecer dúvidas sobre a veracidade de mensagens supostamente enviadas em nome do Ministério Público.
Notícias Relacionadas

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna

MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins

Programa MPE em Ação do mês de julho apresenta a nova sede das Promotorias de Justiça de Araguaína

MPTO compartilha Sistema Athenas com o MPDFT e recebe tecnologias de Inteligência Artificial em parceria inédita