Convidado do Segurança Pública em Foco ressalta importância de sistema de inteligência integrada para combater o crime organizado
“Não há segurança pública sem direitos humanos. Precisamos combater o crime organizado com eficiência, estratégia, resolutividade e inteligência integrada”. Essas foram algumas das ideias defendidas pelo secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp) e ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, durante a 20ª edição do programa Segurança Pública em Foco.
O programa, produzido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e mediado pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda, presidente da CSP, foi realizado nesta quinta-feira, 15 de agosto. Com transmissão pelo YouTube do CNMP, o tema desta edição foi “O papel da Secretaria Nacional de Segurança Pública no enfrentamento ao crime organizado”.
Compuseram a mesa de honra do encontro, além do conselheiro Jaime de Cássio Miranda e do secretário nacional Mario Luiz Sarrubbo, o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, o conselheiro nacional do MP Fernando Comin, o corregedor-geral do Trabalho, Jefferson Coelho, e o membro auxiliar do CNMP Oswaldo D’Albuquerque.
Na abertura do evento, Jaime Miranda destacou o engajamento do público quanto ao conteúdo da edição anunciada: “Pela quantidade e diversidade enorme de instituições que nos acompanham hoje, conseguimos compreender a importância do tema e o interesse que o convidado desperta”.
Exposição
Em palavras iniciais, Mario Luiz Sarrubbo comentou como surgiu o convite para assumir a Senasp e como foi montada a equipe de sua gestão, considerando critérios “absolutamente técnicos”. O convidado ressaltou: “não podemos nos ater à questão política. Segurança pública é coisa séria e tem que ser tratada de forma científica por profissionais, estabelecendo-se um diálogo muito amplo com as instituições. A partir daí, buscamos construir pilares que sejam absolutamente estruturantes”.
O convidado então dedicou parte de sua explanação para abordar o histórico do crime organizado no Brasil. Segundo Sarrubbo, o crime organizado surge, em primeiro lugar, nas condições dos estabelecimentos prisionais e cresce na omissão do Estado: “segurança pública e combate ao crime organizado envolvem desde uma política social que seja consistente, impedindo a tomada de territórios, até a construção de pilares que sejam estruturantes e que permitam que as forças atuem de forma integrada”.
O secretário também falou sobre a influência do tráfico de drogas, do fluxo facilitado de dinheiro e da burocracia estatal para o crescimento do crime organizado. Além disso, Sarrubbo criticou o isolamento das unidades da federação: “os estados vão se isolando nas suas políticas de segurança pública e se esquecendo de romper as barreiras de diálogo com os estados vizinhos. Então o crime organizado percebe as fraquezas de cada estado e vai se instalando”.
A fim de combater os problemas apresentados, Sarrubbo explicou que a Senasp é uma indutora de boas políticas de segurança pública e tem um papel de integração. Em sua gestão, o convidado destacou os eixos centrais de preocupação: a promoção de uma rede de inteligência integrada Brasil, o cuidado com as fronteiras geográficas e a atuação nas comunidades periféricas.
Ao longo da exposição, o secretário também abordou alguns projetos e iniciativas que estão sob a gestão da Senasp, como o Fundo Nacional de Segurança Pública. Por fim, Mario Luiz Sarrubbo colou a Senasp à disposição para receber os membros do CNMP e do MP para dialogar, trocar ideias e aprimorar os projetos em andamento na área de segurança pública.
Após a apresentação, Jaime de Cássio Miranda encerrou o evento agradecendo a apresentação de Sarrubbo e salientando: “o foco na inteligência é fundamental para minimizar o problema do crime organizado. Queremos maiores interações entre as polícias e o Ministério Público. Com a união de esforços, vamos conseguir combater os problemas que vivenciamos”.
Segurança Pública em Foco
Aberto à sociedade e com transmissão ao vivo pelo YouTube do CNMP, onde ficam disponíveis, também, as edições anteriores, o programa Segurança Pública em Foco busca promover a interação do Ministério Público com os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública e do Sistema de Justiça criminal.
Veja aqui a íntegra do evento.
Foto: Leonardo Prado (Secom/CNMP).
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/17782-convidado-do-seguranca-publica-em-foco-ressalta-importancia-de-sistema-de-inteligencia-integrada-para-combater-o-crime-organizado
Notícias Relacionadas
Segurança pública e justiça criminal em foco em Encontro Nacional do Ministério Público
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
CNMP participa de Simpósio Técnico de Cibersegurança na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20