Manual traz diretrizes para tutela da segurança pública em partidas esportivas e outros grandes eventos
Foi lançado nesta quinta-feira, 22 de agosto, o “Manual de atuação do Ministério Público na tutela coletiva da segurança em grandes eventos”. O material foi desenvolvido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A intenção é orientar as estratégias de atuação do Ministério Público brasileiro no combate à violência associada a competições esportivas e em outros grandes eventos. O seminário foi transmitido ao vivo no YouTube, pelo canal do CNMP.
Para o presidente da CSP, conselheiro Jaime Miranda, “considerando a necessidade de se preservar a integridade física e patrimonial dos frequentadores desses grandes eventos, incumbência não só dos órgãos de segurança pública e privada, mas também do Ministério Público, como fiscal da lei e implementador de política criminal voltada à prevenção da violência, o presente manual visa a entregar diretrizes e padrões de comportamento aos Membros do Ministério Público brasileiro que participam, direta ou indiretamente, dessa tarefa”.
No primeiro painel, “Violência no Futebol. Por uma cultura de paz no esporte”, o diretor de Segurança da Confederação Brasileira de Futebol (CFB), Nilton Mascarenhas, apresentou a visão estruturada de ações necessárias a grandes eventos, como análises de risco, elaboração de planos de segurança, a ativação do Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), evacuação do público e avaliação posterior. “A CBF busca alinhamento com o Ministério Público. Nossa missão é difundir o manual para as federações estaduais”, ressaltou.
Já o jornalista, apresentador e colunista Marcelo Barreto elogiou a complexidade do material inaugurado. “O manual não cai em uma armadilha: a de tratar a violência no esporte como algo simples”, avaliou. “Nosso desafio é tentar achar soluções dentro da nossa sociedade para que possa ocorrer um evento esportivo em paz”, finalizou.
No segundo painel, “Ações integradas em grandes eventos”, o juiz de Direito e Coordenador do Juizado do Torcedor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Lionardo José de Oliveira, o planejamento de grandes eventos “não pode ficar dependente do acaso. O manual nos trouxe um norte para que possamos montar os juizados dos torcedores e foi a primeira iniciativa de padronização no trato de grandes eventos”.
O promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Bruno Vergini apresentou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios de Futebol do MPDFT. Para ele, a atuação deve considerar uma abordagem integrada, com três eixos de atuação: o da segurança (um evento livre de violência e atos de discriminação); da proteção (infraestrutura adequada) e da excelência de serviço.
Por fim, o assessor parlamentar da Presidência do Senado Federal João Rafael Soares tratou sobre “Os avanços no combate ao racismo e à violência no futebol”. Ele citou, como exemplos, a Lei nº 14.193/2021, que institui a Sociedade Anônima do Futebol; a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) e a lei de regulamentação das apostas esportivas (Lei nº 14.790/2023).
Participaram da mesa de abertura o presidente da CSP, conselheiro Jaime Miranda; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral do Ministério Público Militar, Samuel Pereira; o procurador-geral de Justiça do Estado do Pará e presidente do CNPG no biênio 2023/2024, César Bechara; e a presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do CNPG, Fernanda Soares.
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/17799-manual-traz-diretrizes-para-tutela-da-seguranca-publica-em-partidas-esportivas-e-outros-grandes-eventos
Notícias Relacionadas
Segurança pública e justiça criminal em foco em Encontro Nacional do Ministério Público
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
CNMP participa de Simpósio Técnico de Cibersegurança na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional
Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20