MPTO realiza audiência com oito municípios da região central do estado para tratar sobre política de resíduos sólidos
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia, realizou nesta terça-feira, 19, reunião com representantes dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Centro do Tocantins (CI-Centro) para tratar sobre a regularização da política pública de resíduos sólidos. O consórcio é formado pelos municípios de Tocantínia, Miracema do Tocantins, Rio Sono, Lajeado, Miranorte do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Lizarda e Rio dos Bois.
Na ocasião, cada Município apresentou a situação da gestão de resíduos sólidos, sendo possível verificar as particularidades de cada um deles, pois alguns já têm os planos de resíduos sólidos atualizados, enquanto outros estão iniciando o cumprimento da legislação ambiental.
Segundo o promotor da Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia, Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, a partir dessa etapa, o Ministério Público vai acompanhar as ações dos gestores com vistas à implantação da política de resíduos sólidos, por meio de um procedimento administrativo instaurado para cada município.
A pedido do promotor de Justiça, o Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, órgão técnico do Ministério Público, tem auxiliado os Municípios no sentido de realizar visitas, treinamentos e oficinas para viabilizar a implementação da política, a exemplo do que já vem sendo feito em outras regiões do Estado.
Ainda foi enfatizada a importância de cada unidade municipal conhecer sua realidade, aplicando a política pública em sua integralidade, promovendo reciclagem e compostagem, a fim de garantir que somente o que for considerado rejeito seja remetido aos aterros, gerando economia de recursos públicos.
Notícias Relacionadas
Ministério Público do Tocantins garante decisão judicial que determina regularização da gestão de resíduos sólidos no município de Cristalândia
MPTO firma acordo para regularização da gestão de resíduos sólidos em Palmeirante
MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos
MPTO instaura procedimento para acompanhar políticas públicas de gestão de resíduos sólidos no Tocantins
Ministério Público orienta municípios sobre gerenciamento adequado dos resíduos sólidos
Município de Chapada de Areia firma TAC com o MPTO para desativar lixão e implantar aterro sanitário