Prêmio nacional na área ambiental levará o nome do procurador José Maria da Silva Júnior
A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) prestou na terça-feira, 18, uma homenagem ao procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, vice-presidente da entidade, falecido no dia 9 de março deste ano.
As homenagens ocorreram durante a abertura do XXI Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, que neste ano está sendo realizado em Bonito, em Mato Grosso do Sul, e traz como tema “Meio Ambiente e Atividades Econômicas: instrumentos positivos e a atuação do Ministério Público”.
O presidente da Abrampa e promotor de Justiça do Paraná, Alexandre Gaio, anunciou duas ações em homenagem a José Maria. Uma delas é o “Prêmio José Maria da Silva Júnior de Jurisprudência Ambiental”, em reconhecimento a membros que tenham obtido sentenças (em 1ª e 2ª instâncias) com grande relevância na defesa do meio ambiente.
Um livro também será lançado, no ano que vem, que contará com textos de membros e colegas do procurador, onde serão descritos e comentados os trabalhos desenvolvidos por José Maria na tutela ambiental. A obra “Estudos em homenagem a José Maria da Silva Júnior – Uma vida dedicada ao MP e à proteção do meio ambiente” será apresentado ao público, imprensa e a integrantes do Ministério Público brasileiro no congresso da Abrampa, em 2024.
Na abertura do congresso deste ano, o presidente da Abrampa falou sobre a atuação de José Maria, ressaltando o trabalho desenvolvido pelo procurador ao longo de seus mais de 30 anos de atuação no Ministério Público do Tocantins.
“Um grande amigo. Quero lembrar aqui seu brilhante trabalho no Ministério Público do Tocantins. Um exemplo para todos nós. Vai ser sempre lembrado por seu legado, seus ensinamentos, por sua cordialidade. Foram 31 anos de trabalho, a maior parte na defesa intransigente do meio ambiente. Além deu um grande amigo, era um grande parceiro da Abrampa. Uma verdadeira referência profissional para todos nós”, afirmou Alexandre Gaio.
O promotor de Justiça Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, que atualmente está coordenando o Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), participa do evento.
A programação do congresso segue até esta quinta-feira, 20. (Texto: João Pedrini/MPTO)
Notícias Relacionadas
MPTO conquista 3º lugar em prêmio nacional de tecnologia e inovação em sua primeira participação no J.Ex
MPTO assina acordo de intenções com CNMP para fortalecer atuação na área de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
Ministério Público do Tocantins requer que Justiça suspenda o Cadastro Ambiental Rural de diversas propriedades rurais do Estado
MPTO conhece plano de logística sustentável e sistema de gerenciamento do TJTO para possível parceria com o Judiciário
Executivos da BRK Ambiental se reúnem com o MPE
Política de resíduos sólidos é discutida em reunião com o MPE