MPTO capacita servidores em inteligência e investigação
Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior (Cesaf-ESMP), em parceria com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promove o Curso das Ferramentas i2 – Analyst's Notebook.
A capacitação teve início nesta quarta-feira, 9, e segue até sexta, 11, na sede do Ministério Público, e busca capacitar servidores lotados no NIS e Gaeco que atuam na análise de vínculos, com foco na elucidação de crimes complexos e na otimização das técnicas investigativas.
Análise de vínculos profundos
O curso aborda o uso do software Analyst's Notebook, desenvolvido pela IBM, que permite a análise de grandes quantidades de dados para descobrir conexões e vínculos profundos nas áreas empresarial, criminal, cível, entre outras, auxiliando na identificação de organizações criminosas, lavagem de dinheiro, fraudes financeiras e outros delitos.
Metodologia
O curso é de caráter teórico-prático, desenvolvido por meio de aulas expositivas, explicativas e dialogadas, conduzidas em sala de aula com materiais e recursos multimídia. São realizados exercícios práticos e estudos de caso, discussões em grupo e aprendizado baseado em problemas reais.
Palestrantes
O curso está sendo ministrado pelos profissionais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Cláudia Persch e Fernando Ramos Etchepare.
Cláudia Persch é agente de polícia com pós-graduações em áreas como Inteligência Estratégica e Investigação Policial, atua na Divisão de Inteligência Policial e possui ampla experiência em cursos e treinamentos relacionados à inteligência e análise de dados.
Fernando Etchepare é perito criminal lotado na Seção de Contrainteligência, é graduado em Ciências da Computação e acumula expertise em perícia de softwares, criminologia e sistemas de informação, tendo ministrado cursos sobre análise de vínculos e sistemas Microsoft.
A capacitação é ministrada por dois profissionais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) com expertise na ferramenta e atendeu a uma demanda das equipes de análise do MPTO, representando um investimento na qualificação dos servidores e no aprimoramento das atividades finalísticas da instituição.
(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
Equipe

Ministério Público obtém a condenação de nove pessoas envolvidas em esquema de emplacamento de veículos roubados

Operação do Gaeco desarticula organização criminosa especializada em crimes tributários

Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema

Operação conjunta do Gaeco, FICCO, PF, PC, PM e PP cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra 16 alvos ligados à organização criminosa.

O GAECO do Tocantins presta apoio em operação contra esquema bilionário envolvendo fraude na venda de gado.