Mediação e Conciliação são temas de Oficina no MPE-TO
Por Andressa Brito - Ascom/MPE
Nesta segunda-feira, 16, Promotores de Justiça, analistas do Ministério Público Estadual e Defensores Públicos participaram da Oficina sobre Mediação e Conciliação como demonstração de um MP pró-ativo. Na oficina, ministrada pela Promotora de Justiça de Guarulhos (SP) Renata Gonçalves de Oliveira, os participantes puderam discutir situações práticas e desafiadoras vivenciadas diariamente pelos agentes do sistema de Justiça.
Em sua fala, a Promotora de Justiça destacou a necessidade de se mudar o paradigma na resolução de conflitos. “A sentença põe fim ao processo, não necessariamente ao conflito. Devemos começar a trabalhar para alcançar a pacificação entre as partes”, defendeu a Promotora do Ministério Público de São Paulo. Na ocasião, Renata de Oliveira apresentou a Resolução n° 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece a Política Judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses.
O documento estimula o uso de meios consensuais, como a Conciliação e Mediação, na solução de controvérsias e a valorização de ações que previnam a judicialização dos casos. A Promotora de Justiça falou ainda sobre experiências exitosas em que divergências foram solucionadas através de meios não usuais, como a Justiça Terapêutica, o Projeto de Gerenciamento de Processo, a Justiça Restaurativa, dentre outros.
O evento foi organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), coordenado pela Subprocuradora Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha, que ressaltou a importância de o MP tocantinense atentar para essa forma de resolver às demandas da sociedade. “Em muitos casos, pode-se evitar o litígio e atender as demandas dos cidadãos por meio de acordo, de forma extrajudicial e com maior rapidez”, pontuou.
Notícias Relacionadas
Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público
MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte
Ministério Público promoverá oficinas do Projeto “Chega de Lixão” para municípios da região do Jalapão
Segurança pública e saúde pública são tema de oficina promovida pelo MPTO
Cesaf promove oficina sobre infância e juventude
MPE abre inscrições para oficina sobre Mediação e Conciliação