Projeto Saber MP mobiliza estudantes de Direito da Unicatólica
Estudantes de Direito lotaram o auditório da Universidade Católica do Tocantins (Unicatólica), em Palmas, na quinta-feira, dia 1º, para participar do projeto Saber MP. Na ocasião, o promotor de Justiça Diego Nardo falou aos acadêmicos sobre o tema “Direito Negocial Penal”.
Com o projeto Saber MP, membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO) se dirigem às universidades para ministrar palestras sobre temas relacionados à atuação ministerial, visando estabelecer uma interação com o ambiente acadêmico. Na palestra de quinta-feira, o promotor de Justiça falou sobre a participação do Ministério Público na formalização de acordos na área criminal – com ênfase no Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), instrumento criado por lei em 2019.
Sobre o ANPP, ele pontuou como um dos benefícios centrais o fato de que os interesses das vítimas são sempre colocados no centro das negociações, visando assegurar a reparação do dano sofrido. Todas as fases da construção dos acordos foram explicadas durante a palestra, que contou com a participação da acadêmica de Direito e estagiária do MPTO Heduarda Rodrigues.
Acerca do projeto Saber MP, o coordenador do curso de Direito da Unicatólica, Eric José Migani, avaliou a importância de instituições do Sistema de Justiça interagirem com os acadêmicos. Conforme disse, é a oportunidade dos estudantes entenderem o Direito como um “organismo vivo”.
O professor de Processo Penal da Unicatólica, Igor de Andrade Barbosa, também esteve presente, tendo destacado a importância social do Ministério Público brasileiro, que, conforme falou, defende direitos muito caros ao cidadão e possui uma real autonomia para desenvolver suas funções.
A Administração Superior do MPTO foi representada no evento pelo assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Celsimar Custódio. Também esteve presente a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo.
Notícias Relacionadas

Sede do MPTO se transforma em plenário do Tribunal do Júri Simulado para prática de acadêmicos da UniCatólica

Palestras do projeto Saber MP abordam Tribunal do Júri e a evolução dos direitos da criança e do adolescente

Integrado à Semana Acadêmica da UniCatólica, ‘Saber MP’ aproxima Ministério Público da universidade e fomenta o conhecimento